ITAPEMA DECRETA LUTO PELO FALECIMENTO DA EX-VEREADORA RITA CAROLINA

0 740

A Câmara de Vereadores de Itapema vem a público manifestar o seu pesar pelo falecimento da ex vereadora, Rita Carolina Werner Wollinger, neste dia 29/03, vítima da COVID-19.Rita tinha 61 anos e marcou a história da política itapemense, quando em 1998 foi eleita vereadora com 430 votos, constituindo a primeira legislatura da Câmara de Itapema a ter mulheres.

Professora, de opinião forte e ativa na política da cidade, Rita era filiada ao PDT. Ela deixa marido, dois filhos e um neto. A eles estendemos nossas condolências. O município de Itapema decretou luto oficial de três dias.  

Conheça sua biografia

A história de Rita Carolina está registrada no livro dos 50 anos do Poder Legislativo de Itapema, lançado em 2012. Esta biografia a seguir, foi escrita pela própria Rita, deixando marcas da sua personalidade política, que ficará guardada na nossa história:

“Iniciei participando na vida pública de meu pai que foi vereador por 4 legislaturas nos anos 60/70 no município de Botuverá. Cheguei em Itapema em 1989 já como professora efetiva da Rede estadual para lecionar na Escola Anita Garibaldi e comecei me envolvendo nas atividades comunitárias no Bairro de Meia Praia. Em 1992 participei ativamente na campanha Municipal apoiando Vilson Heil, candidato a prefeito pelo PDT. Não obtivemos o êxito esperado e em 1996 estivemos na Campanha de Magnus Guimarães e de Darcy Steil da Silva para a Prefeitura de Itapema, onde com a vitória começamos a viver um novo tempo no município.

Fui convidada pelo então prefeito para assumir a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, onde com o trabalho realizado, fui convidada pelo PDT para ser candidata a vereadora, onde conseguimos a eleição. Minha visão de vereador na época e continua até hoje é que deveria representar os anseios do povo, levando suas solicitações ao Executivo e fazer uma rigorosa fiscalização nos trabalhos do mesmo. Foi nessa direção que conduzi meu mandato. Muita fiscalização e denúncias ao Ministério Público, de irregularidades que aconteciam no âmbito do Executivo.

As indicações que fiz ao Executivo não tive uma sequer atendida por fazer parte do bloco de oposição. Itapema vem buscando seu desenvolvimento com muita pujança desde que aqui cheguei. Tenho receio pela população mais simples, sem tantos recursos financeiros que hoje tem muitas dificuldades em adquirir sua casa própria. Constrói-se prédios maravilhosos de alto padrão para ficar fechado quase o ano inteiro e muita gente, que aqui reside, não está conseguindo comprar seu terreno e construir sua moradia. Apesar dessa preocupação destaco o desenvolvimento que a cidade tem alcançado nos últimos anos, com muitas obras buscando a saúde e bem estar do povo e aí cito: Calçadão, esgoto sanitário, toda a população em idade escolar é atendida com vagas nas escolas, atividades esportivas, academias populares e muitas outras ações voltadas para o bem estar da população. Atualmente sou Secretária do Bem Estar Social de Itapema”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.