Julho Laranja: campanha promove a Ortodontia preventiva e cuidados com a saúde bucal

0 195

Julho é laranja para informar e sensibilizar a população sobre a importância da Ortodontia preventiva, em crianças a partir dos 6 anos. A campanha também ajuda a estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis na criança, como uma higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e nutritiva, e boa noite de sono.

O mês de julho foi o escolhido porque é o período em que os brasileiros costumam buscar mais a Ortodontia Infantil. O slogan da campanha é “Cuidados precoces, sorrisos pra toda a vida”. A cor laranja foi escolhida por simbolizar alegria, vivacidade e confiança. Em 2020, a mobilização ganhou uma mascote, um pássaro que foi batizado de Julito.

A Campanha Julho Laranja está em seu terceiro ano e foi idealizada pela odontopediatra e ortodontista, Cibele Albergaria. A campanha contou com a parceria e apoio dos ortodontistas: Ricardo Fabris Paulin, Denise Poubel Vilar, Patrícia Zambonato Freitas e Daniela Gamba Garib Carreira.

Julho Laranja

A Dra. Cibele Albergaria explica que sempre esteve informada sobre ações sociais promovidas por odontopediatras. Então, inspirada na Campanha Outubro Rosa (conscientização sobre o câncer de mama), idealizou o Julho Laranja.

“Como ortodontista, eu não via esta responsabilidade social. Inspirada na Campanha Outubro Rosa, tive este insight. Encontrei esta forma de conscientizar a população sobre a importância da especialidade e o porquê consultar o Ortodontista.”

De acordo com a Ortodontista, a intenção da campanha em julho é ser difundida em todo o mundo. “Desejamos chamar a atenção para a importância das estratégias preventivas na promoção da saúde bucal, incluindo todos os tipos de doenças e condições bucais, o tratamento da apneia do sono em pacientes em crescimento e outras intervenções ortodônticas”, destacou ela.

Cibele reforçou também que, desde seu lançamento em 2019, a campanha teve um excelente começo e com “magnética” aderência da comunidade odontológica. “A campanha foi projetada para colocar a Ortodontia em evidência. Também está de acordo com o ideal que a prevenção representa, que é uma expressão maior de bem-estar e de que as pessoas podem experimentar na área da saúde.”

Apesar da pandemia da Covid-19, o ano de 2020 foi marcado por bastante notoriedade da campanha (no Brasil e em outros países). E, mesmo com a crise sanitária instalada em todo o mundo, o trabalho permaneceu firme.

“Com a crise, os ortodontistas voltaram mais confiantes e motivados a atender em seus consultórios, pois divulgamos a Campanha em todos os estados e no Distrito Federal”, disse.

Saúde Pública

O presidente do CRO-DF, Marco Antônio dos Santos, diz que a campanha tem o objetivo de alertar quanto à importância de prover cuidados ortodônticos preventivos e interceptivos, no âmbito da Saúde Pública.

“A campanha também busca conscientizar a sociedade sobre doenças e condições bucais, também quanto ao tratamento da apneia do sono em pacientes em fase de crescimento e os que apresentam outras intercorrências. O nosso trabalho no CRO-DF é incentivar e promover campanhas que visem melhorias na saúde e qualidade de vida da população.”

Iluminação

Em razão da campanha, órgãos do governo federal serão iluminados com a cor laranja. São eles:

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Superior do Trabalho (TST) (durante o mês todo);

Congresso Nacional (de 5 a 19 de julho);

Palácio do Planalto e Ministério da Saúde (de 14 a 23 de julho).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.