PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DESTACA HARMONIA NA RELAÇÃO ENTRE PODERES

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin afirmou nesta quarta-feira (17), que a relação entre os poderes é harmônica e, ao mesmo tempo, agitada no Brasil. Segundo Alckmin, esse cenário decorre do ambiente de diálogo, uma característica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

MAIS DE 400 MULHERES PRESTIGIAM ABERTURA DA SEMANA DA JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA NO ALTO VALE

- Advertisement -

A comarca de Rio do Campo abriu neste final de semana os trabalhos da XIII Semana da Justiça pela Paz em Casa. O ato, ocorreu na vizinha cidade de Santa Terezinha, coincidiu com evento promovido pela prefeitura daquele município em alusão ao Dia Internacional da Mulher, e que reuniu mais de 400 mulheres.

A juíza Griselda Resende de Matos Muniz Capellaro, titular da comarca, prestigiou o evento e enalteceu a importância da mulher na sociedade atual. Na oportunidade, relembrou a trajetória de luta feminina na conquista pelos seus direitos. A assessora jurídica Josiane Antunes e a soldado Drosdek da Polícia Militar palestraram ao público sobre a Lei Maria da Penha e a aplicabilidade. Enfatizaram, sobretudo, a importância da prevenção da violência com o apoio dos profissionais do Cras e Assistência Social.

A oficiala da Infância e Juventude Méri Luci Bodemüller falou sobre relacionamento abusivo, o que por vezes é a etapa inicial do ciclo da violência. O enfoque principal foi a violência psicológica, que não deixa marcas visíveis mas pode ser mais devastadora e alienante se comparada a outros tipos de violência. Abordou também o empoderamento feminino como ferramenta no combate à violência doméstica e a importância da luta diária das mulheres para a manutenção de seus direitos.

A técnica judiciária Enilda Sempkoski e a policial civil Larissa Mafra auxiliaram nas orientações ao público junto ao estande montado no evento, bem como na distribuição das cartilhas de Violência Doméstica e Lei Maria da Penha, elaboradas e fornecidas pelo Tribunal de Justiça. A prefeita municipal, Valquíria Schwarz, elogiou a inserção do Poder Judiciário da comarca na comunidade local e destacou a importância das informações repassadas ao público presente.

Ao final, muitas mulheres confidenciaram situações de violência vivenciadas no passado, sobretudo a vitória de terem conseguido se libertar de relacionamentos doentios. “Eventos dessa importância só alcançam o sucesso se houver trabalho em equipe. A soma de todos os profissionais envolvidos (rede de atendimento, polícias civil e militar, Poder Judiciário) garante credibilidade e sincronismo no desenvolvimento das ações que envolvem a violência. Todos reunidos pela vida!”, resumiu a oficiala Méri Bodemüller.

Fotos: Divulgação/Comarca de Rio do Campo

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos