Mais de 500 idosos com 80 anos ou mais foram vacinados nesta terça-feira

0 95


O Município de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica, vacinou nesta terça-feira (2) mais de 500 idosos com 80 anos ou mais em drive-thru realizado no Centreventos. A ação atraiu centenas de veículos durante toda a manhã e as doses destinadas a este grupo prioritário se esgotaram pouco depois das 12h. Com esta etapa, a cidade chegou a 5.054 pessoas vacinadas contra Covid-19. A continuidade da campanha depende do envio de novas doses de vacina pelo Governo do Estado.

As idosas Pedrina Rodrigues, 81 anos, e Verônica Sandri Aguiar, 83 anos, foram juntar se vacinar contra Covid-19. A felicidade de receber a dose ficou estampada nos sorrisos de ambas. “Estou esperando a vacina há muito tempo. Estou muito feliz, meu esposo de 91 anos já tomou e agradeço a Deus. Peço que todos venham fazer a vacina e trazer seus familiares, é muito importante, precisamos ser vacinados”, destacou Pedrina, que reside na Fazenda.

Já Verônica diz que está há um ano em casa tomando todos os cuidados para não ser contaminada com o coronavírus. “Estou muito feliz, estava esperando há muito tempo essa vacina, é uma luz pra gente, um alento. Estou há muito tempo trancada em casa, não saio pra nada, sigo bem direitinho as medidas”, conta a idosa moradora do Centro.

Outro idoso que também agradeceu pela vacinação foi Lourival Petter, de 83 anos, morador do bairro São João. “Essa vacinação é uma necessidade e todos devem agradecer. É isso que a gente esperava, estamos recebendo um prêmio. Ficamos um ano praticamente em casa, obedecendo às ordens, e agora estamos aqui para receber a vacina e começar a voltar ao convívio normal com nossos familiares”, ressalta Petter.

Município aguarda novas doses

Nesta terça, foram imunizados no drive-thru 504 idosos na faixa etária de 80 a 84 anos, dois idosos de 90 anos e 27 pessoas com idades entre 85 e 89 anos, que não conseguiram se vacinar nas ações anteriores. A Secretaria de Saúde ainda disponibilizou veículos para buscar cinco idosos que não tinham condições sociais para ir até a ação, sinalizados pelas unidades básicas de referência.

As vacinas para a faixa etária de 80 a 84 anos se esgotaram com a ação feita no Centreventos. Foram reservadas 109 doses para os idosos deste grupo prioritário que estão acamados e comunicaram suas unidades de saúde. Estes pacientes serão vacinados em casa.

“Recebemos apenas 35% das doses necessárias para imunizar todo grupo prioritário de 80 a 84 anos, que é estimado em 1.740 pessoas. Esse número já esgotou, portanto quando recebermos mais doses, a campanha terá continuidade e todos serão imunizados contra Covid-19”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Paola Vieira.

Já os idosos de 85 a 89 anos, que não conseguiram se vacinar em ações anteriores, podem se dirigir a sala volante montada no Centreventos para ser imunizados. O horário de atendimento é das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.