MORADORES DE RUA CHAMAM A ATENÇÃO EM JOINVILLE

0 293

Em uma Audiência Pública realizada em Novembro de 2015, o Centro Pop indicava que haviam 248 moradores de rua no município. Hoje, em Maio de 2019, o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua indica que existam entre 350 e 380 pessoas ou seja, pelo menos 102 pessoas a mais.

Um dos pontos em Joinville que ha muito tempo chama a atenção dos munícipes, turistas, e principalmente comerciantes, é a região defronte ao Cemitério Municipal, na Rua Ottokar Doerfell. Mas não só de moradores de rua, como também ciganos que constantemente ocupam um terreno localizado naquela região.

Somente agora, o caso chamou a atenção do Vereador Maurício Peixer (PR) que falou sobre esta situação na Tribuna na Câmara de Vereadores de Joinville.

No caso específico aos moradores de rua da Rua Ottokar Doerfell, estes já estão sendo atendidos pelo Centro Pop, até pela proximidade com o Órgão ou seja, apenas 150 metros.

O caso está sendo avaliado pela Secretaria de Assistência Social, além da Prefeitura possuir um projeto específico de saúde voltado a essa população, o “Consultório na Rua”, e os dois Restaurantes Populares nos bairros Bucarein e Adhemar Garcia.

A Defensoria Pública da União tem previsão de realizar uma ação no próximo dia 22, com a Secretaria de Assistência Social, no Centro Pop. Eles vão orientar os moradores de rua a buscar seus direitos, como o de requerer atendimento de saúde mesmo sem ter domicílio.

Além deste local, outros pontos de concentração mencionados por Peixer são os arredores da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bucarein, e a Praça Monte Castelo, no complexo da Estação da Memória, entre os bairros Anita Garibaldi e Floresta. Segundo o vereador, “moradores estão perdendo a tranquilidade”, principalmente mulheres, que relataram perturbações e abusos. Peixer afirma também que o consumo de álcool e drogas é problema presente entre essa população desabrigada.

Para o Vereador, a solução passa por cadastramento, tratamento dos que forem doentes ou que estejam em situação de vício e que os que vieram de fora da cidade sejam encaminhados a seus lugares de origem. As informações são de origem do Depto de Comunicação da CVJ.

Locais onde os moradores de rua deverão ser encaminhados em Joinville, para orientação e alimentação.

Assistência à População de Rua

  • Defensoria Pública do Estado

Rua Blumenau, 953 – América

Telefone: (47) 3481-2113

Horário de atendimento: (segunda a sexta) 9h às 11h, em geral, e das 9h às 18h, para casos urgentes

  • Defensoria Pública da União

Rua Araranguá, 280 – América (próximo ao Hospital Infantil)

Telefone: (47) 3422-4896

Horário de atendimento: (segunda a sexta) 12h às 18h

  • Centro Pop

Rua Paraíba, 937 – Anita Garibaldi (próximo à Rodoviária)

Fone: (47) 3433-3341

Horário de atendimento: (segunda a sexta) 7h às 19h

  • Secretaria de Assistência Social (sede)

Av. Procópio Gomes,749 – Bucarein

Fone: (47) 3802-3700

Horário de atendimento ao público: 8 às 14 horas

  • Restaurante Popular I Herbert de Souza

Rua Urussanga, 442 – Bucarein

Horário de atendimento: 8h às 14h

  • Restaurante Popular II Zilda Arns

Av. Alvino Hansen, 65 – Adhemar Garcia

Horário de atendimento: (segunda a sexta) 11h às 14h

JACKSON MAIER

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.