MORTE VIOLENTA EM ITAPEMA

0 3.687

Hoje, 05, os itapemenses foram abalados por mais um suicídio com morte violenta, ainda não se sabe as causas, vítima era um jovem de cerca de 35 anos, escolheu por este triste caminho ao jogar-se da passarela da balança, na Marginal Leste da BR 101 e um caminhão acabou lhe atropelando. (óbito declarado no local)

Nos sentimos impotentes frente ao desafio, como parar uma pessoa com intenção suicida, dizem os especialistas que é muito difícil identificar a vítima, posto que eles se fecham para os problemas e não abrem para os próximos.

Quando suspeitamos que um membro da família se isola, dizem os especialistas, devemos fazer uma abordagem sutil para tentar ouvir a suposta vítima, quando se identifica que existe uma causa, devemos agir com rapidez, orienta que a primeira coisa a fazer é pedir ajuda. É importante acionar um serviço especializado, seja o Samu, os Bombeiros, a Polícia, o Centro de Valorização da Vida (CVV). E que, antes de tudo, é necessário não colocar a própria vida em risco.

Há a campanha Setembro Amarelo nasceu no intuito de mobilizar em buscar de caminhos para conscientizar a sociedade sobre as duras consequências do suicídio devemos fica mais atentos e compassivos com relação ao tema e aos riscos de tentativas e da concretização de suicídio entre a população.

Tem sido comum a ocorrência de pessoas se suicidando em shoppings ao pularem de andares altos. Neste tipo de situação, é válido ligar para as centrais de emergência e, imediatamente, intervir. Buscar acalmar e conversar com a pessoa até que a ajuda chegue ao local. Existem outras situações em que a pessoa em crise liga para o CVV e avisa que quer se suicidar.

 Afinal, casos e mais casos vão sendo divulgados na mídia e ainda atormentam as famílias que passam por este drama.  Os dados não param de crescer. No mundo, a cada 40 segundos alguém comete suicídio. É a informação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, o Ministério da Saúde registra que, entre os anos de 2000 e 2016, as taxas de suicídio tiveram um aumento de 73%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.