BRASIL REGULA ABATE E PROCESSAMENTO DE ANIMAIS PARA MERCADO RELIGIOSO

A diversidade religiosa no Brasil é refletida diretamente na alimentação e no consumo da população, que, somadas à expansão das exportações de produtos de origem animal para países asiáticos, criaram um mercado específico e cheio de potencial: o do abate religioso de animais para o açougue.

Município de Itajaí lança sistema para emissão de comprovante vacinal on-line

- Advertisement -


O Município de Itajaí lançou um sistema de comprovação vacinal on-line. A nova ferramenta vai auxiliar no processo de matrículas e rematrículas dos alunos da Rede Municipal de Ensino e foi apresentada na Secretaria de Educação. A população poderá acessar o sistema pelo aplicativo Conecta.í ou no site vacina.itajai.sc.gov.br, clicando no link “Comprovante Vacinal”.

Desenvolvida pela Gerência de Tecnologia e Informação (GTI) da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Tecnologia (SETEC), a ferramenta vai facilitar o acesso à declaração vacinal exigida para efetivação da matrícula ou rematrícula no Município. A novidade também possibilita que os pais acompanhem as informações de vacinação da criança ou adolescente e mantenham a imunização em dia.

“Itajaí usa a tecnologia a favor da comunidade para acompanhar os dados de vacinação. Criamos diversas ferramentas que auxiliam a população nesse sentido e o comprovante vacinal on-line é mais um deles. Além de facilitar o acesso ao documento, o novo sistema permite que os pais acompanhem a situação vacinal dos filhos e mantenham as vacinas em dia”, comenta a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.

Como funciona

Para gerar o comprovante, o usuário deverá acessar o site vacina.itajai.sc.gov.br e procurar pelo ícone “Comprovante Vacinal” ou pelo app Conecta.í, no menu Saúde > Comprovante Vacinal, e informar o CPF e data de nascimento da criança. Após esse processo, o sistema vai gerar um documento informando o status das 16 vacinas que são exigidas no Calendário Nacional de Imunização. Caso a criança não tenha CPF ou haja alguma alteração, o responsável deverá buscar a unidade de saúde de referência para auxiliar na emissão da comprovação vacinal.

O sistema apresenta o status de cada vacina exigida e mostra, por exemplo, quando o prazo foi perdido, se o imunizante está em atraso ou se precisa ser aplicado. Caso haja alguma pendência, os pais e responsáveis são orientados a procurar uma unidade de saúde para regularizar a situação vacinal. A ferramenta é atualizada a cada hora, portanto, é possível ir à unidade fazer a vacina e imprimir a declaração em casa.

“Hoje tivemos a felicidade de receber da equipe da Secretaria de Saúde esta nova ferramenta que vem contribuir com toda comunidade itajaiense. É importante que os responsáveis estejam atentos à caderneta de vacinas das crianças, porque a declaração de vacinação atualizada está entre os documentos necessários para efetivação da matrícula nas unidades de ensino”, destaca a secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso. 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos