Município realiza capacitação para prescrição de medicamentos na rede da saúde

0


A Secretaria da Saúde de Itajaí, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde, realizou uma capacitação de Multiplicadores para Prescrição de Medicamentos na Rede de Saúde – Aspectos Legais e Técnicos. A formação aconteceu nos dias 09, 16 e 23 de novembro no auditório da Secretaria da Educação. No total, 80 profissionais da saúde participaram do evento, entre médicos, odontólogos e farmacêuticos.

Os objetivos da capacitação são estruturar o conhecimento dos profissionais a saúde sobre os medicamentos que o Município dispensa sem ônus e conscientizá-los acerca dos medicamentos disponíveis para maior efetividade das prescrições. A formação também buscou salientar a importância de prescrever os medicamentos que constam na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), uma vez que a maioria dos pacientes não pode realizar a compra, e orientar sobre os processos legais para prescrição de medicamentos com custos altos.

O evento foi realizado em três encontros com a mesma temática para que fosse possível a participação de mais profissionais. Os palestrantes foram o médico pediatra Márcio Fossari, o farmacêutico Pheandro A. R. Barreto e o cirurgião dentista Luiz Antônio da Cunha Silveira Filho, todos servidores do Município.

A Diretoria de Atenção à Saúde promoveu essa capacitação através da Gerência de Assistência Farmacêutica e da Educação Permanente, em parceria com a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FEAPI).