Mutirão contra a dengue será neste sábado

0 18


A Vigilância Ambiental promove neste sábado, das 7h30 às 11h30 um mutirão da dengue no Bairro Efapi, na região próxima da Unochapecó. Este mutirão seria no dia 29 de maio, mas foi adiado pois choveu naquele dia.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Karina Giachini, a medida leva em conta a situação Epidemiológica e Entomológica da Dengue no município de Chapecó, com 1.085 focos do mosquito Aedes aegypti cadastrados e 56 casos confirmados de dengue até o momento. Somente no bairro Efapi são 104 focos em 2021; oito casos de dengue e 458 ocorrências registradas e atendidas.

“O mutirão tem como objetivo a retirada de ovos do mosquito do ambiente e, consequentemente, reduzir a infestação do mosquito no município. Teremos mutirão de visitas domiciliares, vigilância de reservatórios e eliminação de criadouros de mosquito Aedes aegypti”, explicou Karina.

Entre as ações previstas estão inspecionar, vedar e tratar reservatórios de água sem vedação; eliminar criadouros de mosquitos Aedes aegypti; mobilizar a comunidade para a prevenção à dengue, zyka vírus e febre chikungunya, orientar sobre a separação dos resíduos e destinação correta e prevenção de zoonoses.

O mutirão vai envolver 60 Agentes de Combate à Endemias e 130 Acadêmicos da Unochapecó.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.