Mutirões de cirurgias atendem quase dois mil pacientes em 2019

0 207

Secretaria de Saúde viabilizou procedimentos de ginecologia, urologia, oftalmologia e ortopedia

Quase dois mil pacientes de Itajaí foram beneficiados neste ano com mutirões de cirurgia nos hospitais da região. De janeiro a setembro, a Secretaria Municipal de Saúde viabilizou 1.993 procedimentos nas áreas de ginecologia, urologia, proctologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Até o fim do ano, a expectativa do município é realizar mais 700 procedimentos por meio de mutirão.

As cirurgias foram realizadas no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, Hospital de Penha, Hospital de Camboriú e no Hospital Infantil Pequeno Anjo. A área mais beneficiada pelos mutirões foi a da oftalmologia, com 1.679 cirurgias realizadas no período, entre cataratas e pterígios. Também foram feitos procedimentos de vasectomia, laqueadura, amígdalas, adenoides, hemorroidas e fístulas, além de ortopedia de joelho.

“Com os mutirões estamos buscando dar vazão à fila de cirurgias eletivas de média complexidade em parceria com os hospitais da região. Em 2018 e 2019 já fizemos mais de 2,3 mil cirurgias de catarata, devolvendo a qualidade de vida de muitos pacientes”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

Conforme o setor de Regulação da Secretaria de Saúde, a estimativa é realizar outras 700 cirurgias até o fim do ano, entre vasectomias, procedimentos de proctologia, cataratas e pterígios nos hospitais parceiros. O investimento é aplicado pelo Município de Itajaí e pelo Governo Estadual e estimado em pouco mais de R$ 1,5 milhão.

A Secretaria de Saúde de Itajaí também segue buscando mais médicos e prestadores de serviço para atender a demanda reprimida por cirurgias de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, laqueaduras e vasectomias por meio de mutirão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.