Na aula de Matemática, estudantes da EBM Virgílio dos Reis Várzea aprendem Libras

0 39


.

A professora de matemática da Escola Básica Municipal de Florianópolis Virgílio dos Reis Várzea, localizada em Canasvieiras, Maria Eduarda Hojnacki Costa, propôs aos estudantes de sétimos e nonos anos atividades para que aprendessem sinais de Libras relacionados à disciplina e um pouco sobre a história da Língua Brasileira de Sinais.

 

 

 

 

O projeto contou com a participação dos estudantes por vídeo, realizando operações e cálculos matemáticos em Libras.  

 

 

 

 

Maria Eduarda, mesmo trabalhando com a matemática, resolveu juntar dois assuntos diferentes nesse projeto. “Acho muito importante as ações voltadas para a inclusão e interdisciplinaridade”.

 

 

 

 

Quando estava na licenciatura em matemática diz que cursou disciplinas de Libras, diversidade e inclusão e por isso abriu seu olhar para a necessidade de uma educação para todos.

 

 

 

 

Maria Eduada teve também um colega surdo e percebeu que os professores e intérpretes apresentavam dificuldades em traduzir e interpretar as aulas de matemática, por se tratar de uma disciplina com uma linguagem própria, com diversos sinais e operações.

 

 

 

 

Como professora, decidiu criar esse projeto, uma vez que viu a oportunidade de incluir outra língua oficial no dia-a-dia dos estudantes, semeando com eles uma educação cada vez mais ampla.

 

 

 

 

A professora frisa que o trabalho foi extremamente prazeroso e que se surpreendeu com a reação dos estudantes, que deixaram mensagens de carinho dizendo que adoraram o projeto e que foi um aprendizado ótimo e necessário.

 

 

 

 

“É sempre difícil aprender uma nova língua, mas eu adorei”, expressou Matheus. “Achei massa trazer algo diferente assim, mandou muito prof, disse David. “Amei, quero mais aulas assim, falou Júlia. Yasmin salientou que é “sempre bom estarmos inovando”. Maria Carolina disparou: “Eu estou quase decorando todos os sinais”.

galeria de imagens


<!–

–>

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.