BRASIL REGULA ABATE E PROCESSAMENTO DE ANIMAIS PARA MERCADO RELIGIOSO

A diversidade religiosa no Brasil é refletida diretamente na alimentação e no consumo da população, que, somadas à expansão das exportações de produtos de origem animal para países asiáticos, criaram um mercado específico e cheio de potencial: o do abate religioso de animais para o açougue.

novAMFRI empossa 23 conselheiros nesta quinta-feira

- Advertisement -

AMFRIConselheiros do projeto InovAMFRI tomaram posse nesta quinta-feira (14) durante a primeira reunião do grupo na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. O Conselho Consultivo do projeto é formado 23 conselheiros. O InovAMFRI resultará em planos direcionados o desenvolvimento sustentável da região da Foz do Rio Itajaí nos próximos anos.

Os 23 conselheiros representam 14 entidades; quatro deles são representantes da sociedade civil. A Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), responsável pela execução do projeto em parceria com o governo do Estado, indicou Paulo Bornhausen como presidente do Conselho. “Os conselheiros acompanharão a execução das ações em reuniões bimestrais e aconselharão o corpo técnico ao longo dos meses para ajudar a solver os desafios que possam surgir ao longo dos meses”, explica Bornhausen.

Durante a apresentação, o presidente do Conselho descreveu o InovAMFRI como um projeto pioneiro e inovador no Brasil. “Vamos transformar a região da Foz do Rio Itajaí, a partir do InovAMFRI, em uma região de classe mundial, interligada de forma inteligente e com inovação”. Para o presidente da ALESC, deputado estadual Gelson Merisio, o InovAMFRI servirá de modelo de desenvolvimento regional com participação efetiva dos municípios para outras regiões do estado.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, garantiu o apoio da Federação ao InovAMFRI. “Queremos reiterar o apoio que a FIESC dá aos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no sentido de buscar alterativas de projetos que possam acelerar e dar sustentabilidade ao desenvolvimento da região composta pelos municípios da AMFRI”.

Além da AMFRI, ALESC e FIESC, as demais entidades com representação no Conselho são as secretarias de Estado da Fazenda e do Desenvolvimento Econômico Sustentável; Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí; Sebrae/SC; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC); Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate); Univali; Faculdade Avantis; Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK); e da ONG nacional Comunitas.

Na ocasião, foram entregues as ordens de serviço para cinco das seis empresas já selecionadas: Jurong Consultants Pte, Acquaplan – Tecnologia e Consultoria Ambiental, Associação Centro de Estudos de Liderança Pública, CELK Sistemas e IDP Brasil Engenharia. A Rede Catarinense de Inovação (RECEPETI) já iniciou os trabalhos e recebeu a ordem de serviço anteriormente.

Ações visam futuro da região

Iniciado em abril de 2015 e com previsão de término para março de 2016, o InovAMFRI é uma iniciativa de planejamento voltada para os eixos de desenvolvimento econômico, gestão pública e mobilidade urbana da região de Itajaí no curto, médio e longo prazo. “Temos orgulho em participar deste projeto que abrirá as portas da região para tudo que ela pode oferecer”, prevê o presidente da AMFRI e prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza.

Na avaliação do secretário-executivo de Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Itajaí, Aquiles José Schneider da Costa, o InovAmfri se propõe a buscar soluções para os problemas locais. Para tanto o governo do Estado se tornou parceiro da iniciativa, descentralizando por meio da ADR de Itajaí, R$ 8 milhões para o projeto. Como contrapartida, a AMFRI investirá R$ 800 mil.

O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, que representou o governador Colombo, disse que já identifica o fortalecimento das associações de municípios, como a AMFRI, pelo estado. “Temos visto na Secretaria de Planejamento um movimento, das associações de municípios de Santa Catarina, muito forte, de se olhar regionalmente e não somente a partir dos municípios”. Segundo o secretário, esse processo permitirá às recém-criadas ADRs ganhar objetividade para trabalhar com os planos e diretrizes definidos nestas associações.

O secretário Flores ainda reforçou a intenção do governo estadual em focar na questão de mobilidade urbana nos próximos anos. O tema é um dos eixo do inovAMFRI, que buscará soluções comuns a todos os municípios em mobilidade, resultando em planos para o transporte coletivo intermunicipal e para melhorar a mobilidade urbana regional de forma integrada.

Já para o desenvolvimento econômico regional, serão realizados o planejamento e os estudos de impacto ambiental do Distrito de Inovação da Região de Itajaí, e o estudo de modelo ocupacional para o Centro de Inovação Regional.

O eixo de qualificação da gestão pública municipal promoverá a formação de lideranças públicas; fortalecerá a atividade turística com soluções para os desafios do setor; e irá elaborar soluções digitais inovadoras que darão agilidade aos serviços de saúde pública.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos