NOVAS TECNOLOGIAS PARA O TRATAMENTO DE ESGOTO

0 925

A Estação de Tratamento de Esgoto Morretes (ETE) está em fase final do processo de ampliação e de implantação de novas tecnologias, o que irá propiciar o aumento na capacidade de tratamento de esgoto de 250 litros por segundo para 450 litros por segundo. E com a instalação dos novos equipamentos, a eficiência no tratamento do efluente será ainda maior. Confira imagens desta fase final de obras na ampliação ETE Morretes:

VAZAMENTOS: VAMOS IDENTIFICÁ-LOS?
Antes de reparar um vazamento de água é preciso aprender como localizá-lo! Alguns vazamentos de água são particularmente fáceis de detectar. Confira:

Teste do Hidrômetro
O teste de vazamento de água pelo hidrômetro é a primeira verificação que deve ser feita. Desligue cada aparelho que utiliza água em casa e feche as torneiras, deixando os registros de água na parede abertos. Agora vá para o medidor de água e veja se está girando. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.

Teste do copo com água
Para imóveis com canos alimentados diretamente pela rede de água que vem da rua e não possui caixa d’água, o teste do copo com água pode funcionar. Feche o registro de entrada da água da rua e todas as torneiras. Encha um copo com água, quase até a borda. Abra uma das torneiras e mergulhe a ponta no copo. Segure o copo d’água alguns minutos, sem mexer, até a estabilização da água. Se houver um vazamento nas tubulações, o volume de água começa a diminuir dentro do copo porque será sugado para a tubulação da casa.

Canos alimentados pela caixa d’água
Também é possível descobrir se existe vazamento em casa para quem tem canos alimentados pela caixa d’água. Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche os registros ou torneira de boia da caixa para impedir a entrada de água. Marque o nível da água na própria caixa e, após uma hora, verifique se a água baixou de nível. Caso isso aconteça, é um sinal de que há vazamento no encanamento, sistema hidráulico ou nos sanitários abastecidos pela caixa d’água.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.