O CONTEXTO DA GUERRA FRIA QUE LEVOU AO CONTRAGOLPE DE 1964

1964 foi um golpe orquestrado pelos EUA? Antes de tudo é necessário lembrar que na época vivia-se em um contexto de Guerra-Fria, onde só está sendo analisado um dos lados, que é o lado americano, onde o interesse dos EUA é o interesse de mercado, enquanto do outro lado da cortina de ferro, do lado comunista, o interesse é puramente geopolítico, inclusive com documentos do serviço secreto soviético expostos recentemente de que considerarem causar guerra civil no Brasil.

0 155

Grande parte da mídia e das esquerdas em geral, analisam que foi um golpe orquestrado pelos EUA. Mas será que é verdade? A verdade é que naquela época ou você era capitalista ou socialista.

Bom, para começar é importante frisar que a ameaça comunista não surgiu com Jango, já se construía desde a Era Vargas, inclusive o Estado Novo surgiu após um clima de desconfiança que foi gerado por revoltas frustradas que ocorreram no Rio e em Recife, estimuladas por Luís Carlos Prestes, que desde 1931 estava na União Soviética e foi aclamado presidente de honra da ANL aqui no Brasil. Quando Prestes e Olga Benário desembarcaram no Brasil, com passaportes falsos eles tinham instruções expressas de como liderar a revolução. A questão de Jango começou quando ele começou a levantar bandeiras de reformas de base que inclusive contaram com o apoio de Prestes e da ANL já que dentro do pacote de Jango existia um dos primeiros passos para a ditadura do proletariado, que os movimentos de guerrilha abertamente defendiam a expropriação de terras de grandes latifundiários. Sinteticamente, as medidas abrangiam uma reforma agrária para promover a democratização da terra. Através da desapropriação das áreas rurais inexploradas ou exploradas contrariamente à função social da propriedade, o que exigia uma alteração na Constituição, já que o governo queria indenizar os donos das terras com títulos da dívida pública e não em dinheiro, e de forma prévia, como determinava a lei. E também muito importante o pacote previa a legalização do PCB, Partido Comunista Brasileiro. Jango também encorajava a forte sindicalização dos trabalhadores que era um dos essenciais passos que os partidos comunistas pelo restante do mundo na época defendiam. Um dos principais aliados de Jango, seu cunhado Leonel Brizola, Presidente de honra da Internacional Socialista, era responsável por liderar a Frente de Mobilização Popular, ala radical do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) que reivindicava a aplicação imediata das reformas de base, mesmo sem a existência de um consenso político, oriundo de uma negociação adequada. Pouco tempo depois, no final de outubro, Leonel Brizola criou o Grupo dos 11 companheiros. O GR-11, como também era conhecido, tinha por missão incitar a formação de grupos de 11 indivíduos para agirem como células na luta em favor das controversas políticas defendidas por Jango, constituindo a vanguarda avançada do movim

André Tenório – Estudante de Relações Internacionais da UNIVALI

ento revolucionário, semelhante à guarda vermelha da revolução socialista de 1917 na URSS. Goulart estreitou sucessivamente sua relação com o PC. O desrespeito às demandas populares recebeu o adorno de um novo emblema no dia 13 de março de 1964. Em cima de um palanque, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, João Goulart, Leonel Brizola e Miguel Arraes instigavam as 100 mil pessoas ali reunidas a desacatar a Constituição. Ao final de sua manifestação, Jango anunciou ter assinado naquele mesmo dia decretos que determinavam a desapropriação de áreas inexploradas ou subutilizadas, que estavam entregues a um comércio especulativo, odioso e intolerável; a encampação de todas as refinarias de petróleo particulares; e a regulamentação do preço de apartamentos e residências desocupados, por considerá-los extorsivos e afrontosos ao povo e ao Brasil. Essa sequência de eventos não deixou incólume a democracia brasileira. As sucessivas ofensivas dos socialistas para se apoderarem do poder motivou uma articulação da oposição.

  

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.