OLHO VIVO VISITA ASSOCIAÇÃO PARANAENSE E CONSIDERA GESTÃO EXEMPLO EM EFICIÊNCIA

0 1.382

A Olho Vivo, entidade catarinense, possui como finalidade o combate a corrupção e premia a qualidade na eficiência, visita Associação de São José dos Pinhais e considera Entidade (Asmoviq), exemplo de gestão eficiente a ser seguida.

Um grupo de voluntários liderados por Fábio Fontana, arregaçou as mangas para recuperar a estrutura da sede da Associação de Moradores do Bairro Quissisana (Asmoviq), em São José dos Pinhais, região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. Hoje, o local se tornou referência em ações sociais e projetos de educação voltados à comunidade.

Por anos, décadas a ASMOVIQ (ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA VILA QUISSISANA) esteve abandonada, o prédio todo depredado, cercado por lixo e mato, após a chegada de Fábio Fontana, frente a gestão da Associação de Moradores, foi totalmente revitalizada, tornou-se uma referência em ações sociais e projetos de incentivos, atendimento a comunidade, contando com o apoio das igrejas locais e amigos do bairro.

Dentre os projetos desenvolvidos pela ASMOVIQ se destacam os projetos da Horta Comunitária, que além de incentivar a comunidade a produzir seus alimentos, também conta com a irrigação automatizada utilizando a água captada da chuva. Projeto sustentável que conscientiza a comunidade sobre a importância da utilização dos recursos naturais com parceria do Espaço CMaker. Também o jardim da associação que é todo feito com materiais que seriam descartados no lixo chama muito a atenção e faz parte do Projeto Reciclart, projeto esse que alerta a comunidade sobre a importância da reciclagem e reuso de materiais diminuindo o impacto ambiental.

A ASMOVIQ ainda oferece a sua comunidade o Projeto Salvando Vidas, em parceria com a Paróquia Santa Rita De Cássia que oferece curso de informática integralmente social, o Projeto Social Curso De Línguas com cursos de inglês e espanhol; o Projeto Feira Livre No Bairro para artesões e comerciantes locais; o Projeto De Incentivo À Leitura e cursos de ballet, capoeira, artesanato e teatro.

Mas, essa Associação consegue atender muito mais a sua comunidade. Em pouco tempo já conseguiu oferecer almoço para idosos, contou com o apoio da igreja Assembleia de Deus para a realização de mutirão social, fez o resgate cultural promovendo cantores locais no festival sertanejo, ofereceu palestras, comemorações como a do Dia da Mulher, torneio de robótica, totalmente gratuito.

Mesmo com a quarentena, o trabalho não parou e a associação prosseguiu desenvolvendo seus projetos, integrando, ajudando e orientando sua comunidade sempre focando no futuro para melhorar a qualidade de vida das famílias da comunidade.

CAPACITAÇÃO

Além da horta comunitária, a associação de moradores oferece uma série de atividades. Os cursos de capacitação deverão ser retomados somente após o período da quarentena. Confira os projetos de estímulo ao ensino:

Projeto Salvando Vidas: Um projeto de informática integralmente social oferecido pela nossa associação de moradores em parceria com a Paróquia Santa Rita de Cássia

Projeto Social Curso de Línguas: Oferece cursos de inglês e espanhol com valor acessível.

Projeto de incentivo à leitura: Oferecemos livros leitura e pesquisa. Nossa biblioteca é móvel podendo ser levada de um ambiente para outro conforme necessidade. Todos os livros foram doados pela comunidade.

Curso de teatro, capoeira e artesanato (parceria com a prefeitura)

Cursos de incentivo ao “Upcycling”, do lixo ao luxo

Entidade (Asmoviq) dá exemplo em ações sociais, projetos de educação e incentivo voltados à comunidade, estes são os fundamentos do sucesso, eficiência e transparência, quando levado como princípios qualquer modelo de gestão colhem resultados extraordinários, após revisar os livros contábeis e atestar todas as ações executadas e em curso, o fundador e presidente da Olho Vivo, José Santana, informou aos representantes da comunidade, assim que passar as eleições municipais conferirá o prêmio Eficiência aos Gestores e a Entidade.  www.olhovivobr.org

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.