BRASIL REGULA ABATE E PROCESSAMENTO DE ANIMAIS PARA MERCADO RELIGIOSO

A diversidade religiosa no Brasil é refletida diretamente na alimentação e no consumo da população, que, somadas à expansão das exportações de produtos de origem animal para países asiáticos, criaram um mercado específico e cheio de potencial: o do abate religioso de animais para o açougue.

Operação The Wall emite 24 mandatos de prisão nos portos de SC

- Advertisement -

Criminosos são suspeitos de traficar cocaína para Europa através dos portos catarinenses

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal em conjunto com a Receita Federal cumpriu 33 mandatos de busca e apreensão e 24 mandados de prisão nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau, Balneário Piçarras e Ilhota. Intitulada como The Wall, a operação tem como alvo um grupo de criminosos responsável pelo envio de drogas para o exterior através dos portos catarinenses.

Ao longa das investigação, pelo menos duas cargas foram identificadas: um carregamento de 1,7 tonelada de cocaína, que foi interceptado no porto de Antuérpia, na Bélgica, em 12 de dezembro do ano passado, e mais 558 quilos que estavam prontos para o embarque na Portonave, em Navegantes, em abril deste ano.

A polícia suspeita que os criminosos já efetuaram o envio de cerca de 7 toneladas de cocaína à Europa. De acordo com as investigações, os criminosos atuavam diretamente na cadeia logística portuária com o transporte de contêineres. A carga era contratada legalmente, e a polícia suspeita que o desvio da carga acontecia no meio do trajeto até o porto. Assim, o contêiner era aberto e abastecido com a droga, que era camuflada. Segundo o chefe da Delegacia da Polícia Federal de Itajaí, Oscar Biffi, afirma que provavelmente nem o exportador nem o importador da carga tinham conhecimento da colocação da droga.

A operação, nesta manhã, envolve 150 policiais federais, com apoio de agentes da Receita Federal e cães farejadores. A polícia busca, além de drogas e armas, também bens que teriam sido adquiridos com lavagem de dinheiro, como veículos. A operação recebeu o nome de The Wall, porque a carga era camuflada em meio a tijolos que formavam uma “parede” dentro do contêiner.

O porto de Santos também foi alvo de operação da Polícia Federal. A operação Alba Vírus ocorre simultaneamente à The Wall, e e cumpre 42 mandados de busca e apreensão e 18 de prisão temporária, além do sequestro de R$ 23 milhões em imóveis.

Oscar Biffi comentou em coletiva que a a decisão de deflagrar as duas operações em conjunto foi porque um dos suspeitos presos atuava simultaneamente nos dois grupos criminosos. O papel dele, segundo a polícia, era negociar a droga que seria enviada ao exterior pelas quadrilhas.

Em 2019, a Receita Federal interceptou cerca de 3,2 toneladas de cocaína no Complexo Portuário do Itajaí-Açu. A polícia investiga quanto dessa droga faz parte do grupo alvo da operação The Wall. As investigações indicam que existe um outro grupo atuando no tráfico internacional via portos. Com isso, a RF está desenvolvendo táticas diferentes para cada região portuária do país.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos