Outubro Rosa terá ações de prevenção ao câncer em Itajaí

0 235

Atividades iniciam nesta terça-feira (1º) com sessão solene na Câmara de Vereadores

Itajaí vai ficar cor de rosa neste mês de outubro para lembrar a campanha de prevenção ao câncer de mama. A campanha Outubro Rosa contará com ações de conscientização das mulheres sobre a prevenção e detecção precoce da doença, além de atividades voltadas aos profissionais de saúde sobre a importância de acolher este público em suas necessidades.

As ações do Outubro Rosa são uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção à Saúde – Saúde da Mulher, em parceria com a Vigilância Epidemiológica. A primeira atividade será nesta terça-feira (1º) com sessão solene na Câmara de Vereadores de Itajaí, às 19h30. Profissionais de saúde apresentarão questões sobre o câncer de mama e contarão com o apoio de entidades engajadas na causa, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer. O evento é aberto a toda comunidade.

Além de reforçar a prevenção e diagnóstico do câncer de mama, a Secretaria de Saúde vai aproveitar o mês para também alertar as mulheres sobre o câncer de colo de útero. Para isso, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, será realizado o Dia D de combate ao câncer no dia 19 de outubro (sábado). As unidades de saúde abrirão das 8h às 17h para coleta de exames preventivos do colo do útero e vacinação de adolescentes para erradicação do HPV.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Santa Catarina, será promovida uma palestra para os agentes comunitários de saúde. O encontro no dia 25 de outubro abordará a importância da busca ativa de mulheres para realização da mamografia e rastreamento do câncer de mama. O Ministério da Saúde recomenda o exame a partir dos 50 anos.

“Chegamos a mais um Outubro Rosa e enfrentamos o combate ao câncer de mama como uma prioridade, pois ainda é o câncer que mais mata mulheres em nosso país. Para conscientizar sobre o tema, neste mês as unidades de saúde do município estarão preparadas para o acolhimento destas mulheres e esperamos contribuir para a melhoria da saúde das mulheres em nosso município”, afirma a enfermeira responsável pela Saúde da Mulher em Itajaí, Luciane d’Ávila.

Saiba mais:

Câncer de mama
É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por 28% dos casos novos a cada ano. É relativamente raro antes dos 35 anos, porém acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros não. A maioria dos casos tem bom prognóstico quando detectados precocemente.

Câncer de colo do útero
O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do papilomavírus humano, o HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que evoluem para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo e são curáveis em praticamente todos os casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame. Esse câncer é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA) 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.