Paisagens Culturais de Itajaí compõem exposição da Semana Nacional do Museu

138

Museu ItajaiNesta quarta-feira (18) é o Dia Internacional dos Museus. Em Itajaí, a data será marcada com uma Mostra Digital no Museu Etno-Arqueológico da Itaipava, que abrirá oficialmente nesta quarta, às 19h30. As imagens serão exibidas em duas telas Touch Screen. Elas foram selecionadas no concurso fotográfico “Paisagens Culturais de Itajaí” que recebeu mais de 250 imagens de 80 participantes. Destas, cerca de 100 fotos de 43 autores foram selecionadas.

As imagens irão integrar a Mostra Digital, que segue até domingo (22), e também o Anuário 2015 que será publicado em setembro. De acordo com o organizador, Rogério Lenzi, o que o público verá na exposição é um retrato de uma cidade inspiradora, esperançosa e formidável, graças aos olhares conjuntos dos que participaram e que enviaram suas visões de paisagens culturais de Itajaí. “Percebemos pontos em comum entre os autores; Itajaí, que sempre é agraciada por uma luz incomum e admirável, norteou a grande maioria das imagens, seja em instantâneos do pôr do sol, composições entre mar e céu ou de patrimônios históricos banhados quase que em lusco-fusco. Trabalhos delicados, de perspectivas artísticas apuradas e de temas sensíveis” conclui.

Os participantes selecionados estarão presentes na abertura da exposição. São eles: Ademir dos Santos Junior; Allan Tiago Morais; Ana Luiza de Melo Pereira; Andre Oliviera; Darlan Pereira Cordeiro; Charles Harmmer; Cinthia Presotto Teles; Cleber Brasilio da Silveira; Cristiane Klock Veciloski; Cristiano Burile Caldart; Damari Andrea Bordin; Daniela Felício; Fabio Renato Pereira; Giovani Luis Trentin; Henrique Soares Marcelino; Jainer Paz; James Orsi; João Carlos Medeiros Jr.; João Paulo Kowalsky; Jorge de Aguiar Barcellos; Juliana Caldeira Veciloski; Klaus Bubeck; Lawrence Pereira Curbelo; Leci Correa; Lionela Cunha; Luciano Santos Lageano; Marcelo Filho; Marcelo Todaro; Márcia Bem; Marcos Porto; Mary Anne Dias; Mateus Pereira Floriani; Nádia Dallasta; Norilda Bueno de Oliveira; Patrícia M. de Souza de Carvalho; Paula Iryna Tahuny; Paulo Cezar Mendes da Silva; Rafael Silvério; Reginaldo R. de Abreu; Sandiê Nara Sauchuk; Sandro Salomon; Tainara Rodrigues de Mira; Yasmin da Silva.

Museu Etno-Arqueológico da Itaipava

Inaugurado no dia 25 de junho de 2010, o Museu Etno-Arqueológico da Itaipava completa 06 anos em 2016. Instalado na antiga Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, a unidade foi criada para proteger, pesquisar e comunicar a cultura das populações que povoaram as áreas rurais de Itajaí e região.

Além do Museu, o complexo museológico inclui um laboratório de arqueologia com acervo e equipamentos para estudo, espaços de reserva técnica, área de atividades para educação patrimonial e exposições sobre “Arqueologia Pré-Histórica”, “Arqueologia Histórica e História da Estação Ferroviária”, “Casa Rural”, “Folclore local – Boi de mamão” e “Lavores rurais”.

O acervo arqueológico é proveniente de um sítio arqueológico do tipo pré-cerâmico, encontrado em Bombinhas (SC). O sítio foi escavado entre 2003 e 2005 e resultou na coleta de centenas de quilos de material que inclui conchas, ossos de vários animais, artefatos líticos (pedra) e em osso, como machados, pontas de flecha, colares, raspadores, furadores entre outros, além de 72 esqueletos humanos.

O acervo etnográfico é composto de ferramentas, louças, talheres, equipamentos, recipientes e utensílios, móveis, entre outros. A grande maioria foi doada pela comunidade local, outros pertencem ao acervo do Museu Histórico de Itajaí e outros estão sob empréstimo.

O acervo da estação é composto de imagens, objetos pertencentes aos funcionários da estrada de ferro, réplica de um trem Maria Fumaça, restos de construção da estação encontrados durante a escavação arqueológica realizada em 2004. Parte deste acervo também foi dada pela comunidade, outra parte pertence ao Museu Histórico e alguns empréstimos. Todo o acervo folclórico pertence ao Museu Histórico.

Estação Ferroviária

O Museu Etno Arqueológico de Itajaí está instalado na antiga Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, desativada desde 1971. A Estação teve o início de sua construção em 1926, mas só entrou em funcionamento em 18 de dezembro de 1954, ligando o Porto de Itajaí a Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí. Durante sua existência, a Estrada de Ferro Santa Catarina prestou grandes serviços às comunidades do Vale do Itajaí.

Desde 1986 o local abriga autarquias públicas, pertencente à Prefeitura Municipal de Itajaí. E desde 2010, o espaço foi completamente restaurado para abrigar as exposições do Museu Etno-Arqueológico de Itajaí. Após alguns anos, foram integrados ao Museu, uma ampla praça de recreação e eventos culturais.

O Museu Etno Arqueológico está localizado à Avenida Itaipava, 3901 – Bairro Itaipava. O horário de atendimento é das 13h às 19h de terça a sexta-feira e sábado das 14h às 18h. Telefone: 3346-5715

Comentários estão fechados.