PERDAS DE RECURSOS HÍDRICOS

0 448

Em qualquer processo de abastecimento de água no mundo, por meio de redes de distribuição, ocorrem perdas do recurso hídrico. As chamadas perdas reais são as associadas aos vazamentos e as perdas aparentes estão relacionadas às ligações clandestinas e ao furto de água.

DANOS DAS FRAUDES HÍDRICAS

São consideradas fraudes no sistema de abastecimento de água tanto os desvios de passagem de água como as ações de alteração de medição do consumo, e incluem desde irregularidades no hidrômetro, como violação do lacre de água cortada e perfuração da cúpula do hidrômetro, como o desvio de água antes da leitura pelo equipamento, alterações no cavalete antes no hidrômetro, ligações irregulares diretas da rede de abastecimento e lançamento irregular de água ou esgoto na rede.

IDENTIFICAÇÃO DE FRAUDES

O primeiro passo após a identificação de fraudes é a suspensão imediata do fornecimento de água e a notificação ao consumidor para que regularize sua situação mediante pagamento de multa e custos para regularização da ligação. Identificada a fraude e a autoria, o consumidor poderá ser processado e responderá pelo crime de furto com agravante.

IMPACTOS NEGATIVOS

Todas as perdas trazem vários impactos negativos à sociedade, ao meio ambiente e aos investimentos necessários para os avanços do saneamento no país. Furtar água é crime, punível com pena de reclusão e pagamento de multa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.