Pescadores artesanais aguardam chegada da tainha

112
001
Foto: Magru Floriano/Divulgação: No registro de imagem de Magru Floriano, a chegada dos peixes no lanço bem sucedido do pescador, em Bombinhas/Aprenda a fazer uma tainha assada.

Porto Belo/Bombinhas: Ademir da Silva é pescador artesanal em Porto Belo há 20 anos e desde a liberação da captura da tainha, no início deste mês, frequenta o Rio Perequê ansioso pela chegada dos peixes. Os pescadores calculam que os primeiros cardumes de tainha apareçam na região a partir do dia 20. Por enquanto a chamada tainhota e o parati têm sido as espécies mais encontradas. “Expectativa é de que entre os dias 20 e 25 apareçam às primeiras tainhas do Rio Grande do Sul. Venho quase todo dia aqui, às margens do rio, com minha tarrafa, mas fico esperando a subida da maré”, diz o pescador. Para a safra de 2015, que vai até dia 31 de julho, os pescadores artesanais esperam por resultados melhores do que ano passado. A meta é pescar 1,5 tonelada de tainha.  A safra está aberta para pescadores artesanais que fazem captura pelo arrasto de praia, com barcos a remo. A partir do dia 15, a pesca está liberada para quem usa rede anilhada e barcos com motor. Já a pesca industrial é permitida somente a parti do dia 1º de junho. Para quem for bem sucedido na pesca de tainhas, a Folha do Estado traz a receita rende dez porções e também pode ser feita com outro tipo de peixe magro. A dica é usar os ingredientes sempre frescos para ressaltar o sabor do prato.

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 sachês de tempero para peixe
2 colheres (chá) de sal
2 ramos de tomilho fresco
3 colheres (sopa) de salsa picada
1 tainha limpa (cerca de 1,2kg)
1 cebola grande picada
3 tomates maduros sem pele e sem sementes picados
1 colher (chá) de farinha de trigo
Tomilho fresco para decorar

Modo de preparo:

Em uma vasilha, misture a manteiga com o tempero para peixes, o sal, o tomilho e a salsa. Coloque o peixe em uma assadeira e espalhe a manteiga temperada por dentro e por fora do peixe. Coloque a cebola e o tomate sobre o peixe e cubra com papel-alumínio.
Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Retire o papel e asse, regando com o molho da assadeira, por cerca de 20 minutos ou até dourar. Retire o peixe e coloque em uma travessa. Coloque a assadeira sobre a chama baixa do fogão, junte a farinha dissolvida em meia xícara (chá) de água e cozinhe, mexendo delicadamente até engrossar. Sirva com o molho e decore com o tomilho.

Para quem for bem sucedido na pesca de tainhas, a Folha do Estado traz a receita rende dez porções e também pode ser feita com outro tipo de peixe magro. A dica é usar os ingredientes sempre frescos para ressaltar o sabor do prato.

 

 

Comentários estão fechados.