Porto Belo recebe Plano de Ação e Emergência da Barragem de Angelina

0 147

A Defesa Civil do Município de Porto Belo recebeu nesta semana o Plano de Ação Emergência – PAE, da barragem da PCH Angelina. O documento foi apresentado ao prefeito Emerson Stein pela defesa Civil Municipal, visto que a cidade está localizada em uma das zonas de impacto direto e deve seguir o plano adequado em caso de rompimento.

A PHC Angelina pertence à Lumbrás Energética S.A. Foi construída no rio Tijucas, Sub Bacia 84, pertencente à bacia 8, tendo sua casa de força localizada em Major Gercino e o reservatório em Angelina. Nos estudos de rompimento foram identificadas 16 edificações no Bairro Santa Luzia, em Porto Belo, que podem ser afetadas por possível rompimento. Ambas as famílias serão notificadas e receberão orientações sobre como agir em uma situação de emergência.

O coordenador da Defesa Civil de Porto Belo Claudio Silvino da Silva, destaca que os contatos devem ser feitos nas próximas semanas e serão criados recursos para que as famílias sejam informadas imediatamente em caso de emergência.

A preocupação com rompimentos em barragens hidrelétricas se dá  normalmente em períodos de fortes chuvas, já que se tratam de barragens para armazenamento de água para produção de energia elétrica. Apenas a Defesa Civil do Município entrará em contato com as famílias em zonas de impacto para esclarecimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.