Porto de Itajaí tem o melhor agosto dos últimos 12 anos

0 145

Marca superior a 487 mil toneladas foi atingida apenas em agosto de 2007

O mês de agosto é um marco na recuperação do Porto de Itajaí e da economia da cidade. O registro de 487.621 toneladas movimentadas nos berços públicos e arrendados é a melhor dos últimos cinco anos e o melhor mês de agosto desde 2007. A movimentação fez com que o Porto de Itajaí fechasse o demonstrativo dos primeiros oito meses de 2019 com números superiores ao total movimentado nos anos de 2015, 2016 e 2017.

“Os resultados mostram que o mercado brasileiro continua apostando na recuperação total do Porto de Itajaí e, principalmente, preparando a sua logística para o novo avanço que teremos na área operacional com a conclusão das obras da Bacia de Evolução em sua primeira etapa. As operações de teste já foram solicitadas para a Marinha e tão logo esses novos navios atracarão aqui”, analisa o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Em relação ao mês de agosto do ano passado, foram 51 mil toneladas a mais – um crescimento de quase 12% na movimentação. Em relação ao mês de julho de 2019, a marca é ainda mais surpreendente: um acréscimo de 68 mil toneladas, o que representa um crescimento de 16%.

“O Porto de Itajaí já é motivo de orgulho para todos nós. Estamos vivenciando um dos melhores momentos em toda a história de movimentações do porto e agora com os quatro berços em operações, o desempenho só aumenta as expectativas em relação à economia de Itajaí e sua relevância no cenário estadual e nacional do mercado portuário”, avalia o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Apesar de ser a melhor marca de 2019, o mês de agosto segue a recuperação do Porto de Itajaí. Somente nos oito primeiros meses do ano, o porto ultrapassou o total de movimentação de 2016 em 1,4 milhões de toneladas, de 2017 em 1,2 milhões de toneladas e de 2015 em 362 mil toneladas.

“Nas exportações, é extremamente importante afirmar que o Porto de Itajaí apresentou um aumento significativo com produtos de Papel e Derivados. Isso demonstra a importância da retomada de um novo tipo de carga em virtude das operações teste de um navio de celulose ocorrido em agosto. Esperamos que nos próximos meses deverão se repetir estas movimentações. No tocante às importações, também ressaltamos que a mercadoria que teve o maior acréscimo de movimentação foi com produtos de Plásticos e Borrachas, um aumento de mais de 200%. É um ponto significativo, pois esta carga tem alto valor agregado e serve de insumos para a indústria catarinense”, conclui o superintendente.

Em agosto ocorreu uma única atracação de veículos Roll On Roll Off com o desembarque de 1.604 veículos no berço 3 do Porto de Itajaí. A soma chegou a 31.482 unidades em 26 atracações através deste sistema de operações de cargas.

“A tendência ainda é que neste último quadrimestre de 2019 tenhamos um bom fechamento do ano com crescimento acima da média”, avalia Heder Cassiano Moritz, técnico da Superintendência do Porto de Itajaí.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.