Prefeitura de Itajaí disponibiliza 500 castrações gratuitas

Ação é alusiva à 1ª Semana do Bem-Estar Animal

0 569

A 1ª Semana do Bem-Estar Animal viabilizará, gratuitamente, 500 castrações aos animais de estimação da população de Itajaí. Os agendamentos estarão disponíveis nesta quarta-feira (18) e também nos dias 20, 25 e 27 de setembro. Os interessados deverão comparecer na sede administrativa do Instituto Cidade Sustentável (rua XV de Novembro, 378, Centro), das 13h às 17h.

> Clique aqui e confira a programação completa do evento

Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada. É necessário apresentar um documento com foto, cartão de benefício social (CAD Único) e o comprovante de residência. No local, será feito o agendamento e a pessoa receberá o protocolo com dia, hora e local para levar o animal no procedimento de castração.

Os procedimentos cirúrgicos ocorrerão em uma unidade móvel de castração nos dias 2, 3 e 4 de outubro (quarta a sexta-feira). O veículo estará posicionado na rua Júlio Coutinho, bairro Centro, próximo ao banheiro público e à Praça Genésio Miranda Lins, na Beira-Rio. As castrações serão realizadas das 8h às 17h.

Como receber o benefício?

Apesar de a castração ser gratuita, é necessário cumprir os seguintes critérios para que o animal receba a cirurgia:

– Comparecer no agendamento antecipado;
– Inscrever um animal por CPF;
– Ter residência fixa no município;
– Renda familiar de até dois salários mínimos;
– O animal tem que ser sem raça definida ou mestiço;
– Animais clinicamente sadios (com exame pré-operatório na triagem, com a possibilidade de desclassificação no dia);
– Caninos: idade mínima de seis meses e acima de 1,5 quilos;
– Felinos: idade mínima de seis meses e acima de 1,5 quilos;
– Felinos terão que ser transportados até a unidade móvel de castração em caixa de transporte própria para animais, para evitar fugas;
– Idade máxima dos animais: oito anos;
– Desvermifugados;
– Sem parasitas (pulgas e carrapatos);
– Em jejum de comida e água por no mínimo 12 horas;

Importante frisar que os cuidados do pós-operatório são de responsabilidade do proprietário ou responsável pelo animal. A retirada dos pontos será disponibilizada na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais no prazo de 10 dias após o procedimento, mediante prévio agendamento ou em clinicas particulares a escolha e responsabilidade do proprietário/responsável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.