Prefeitura de Joinville anuncia vencedores do Concurso de Jardins 2021

0


A manhã de quinta-feira (25/11) foi de premiação e homenagens na Prefeitura de Joinville, com o anúncio dos vencedores do Concurso de Jardins 2021, que integrou a programação do Novembro das Flores.

Participaram do concurso 51 jardins, distribuídos nas categorias: Jardim Residencial Urbano, Jardim Residencial Rural, Jardim Escolar, Jardim de Unidade Básica de Saúde (UBSF), Jardim Empresarial, Jardim de Edifício Residencial, Jardim de Praças (Parceria Verde) e Canteiros ou Rotatórias (Parceria Verde).

Entre os ganhadores de todas os grupos foi eleito, ainda, o destaque de todos os jardins que levou o título “Exuberância em Flores”. Como premiação, os vencedores receberam um certificado de participação e uma placa personalizada que poderá ser fixada no jardim.

O prefeito Adriano Silva, reforçou o cultivo de flores como um patrimônio cultural de Joinville . “A prefeitura pode ser até uma grande incentivadora, mas nada aconteceria se não houvesse o que está acontecendo aqui: empresas, pessoas, suas casas, jardins e praças adotadas, enfim, essa transformação que aconteceu em pouco tempo, é graças a vocês”, declarou.

O julgamento dos espaços inscritos foi realizado por uma comissão formada por representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) e da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO). Na avaliação foram levados em conta os quesitos manutenção, harmonia, recursos paisagísticos, estado das plantas e dimensão do jardim.

Tradição começa em casa

Prova de que o amor pelas flores é algo que se cultiva em casa, foram os prêmios das categorias Jardim Residencial Rural e Parceria Verde – Praças.

Para o casal Mirian e Geraldo Bandoch, o jardim é algo que faz parte das suas vidas durante todo o ano. A dedicação permanente rendeu ao casal o primeiro lugar na categoria Jardim Residencial Rural.

“Para manter um jardim por meses ou anos é preciso muita energia e motivação. Com o nosso exemplo, esperamos estimular cada vez mais pessoas a isso que a gente ama de paixão e que já vem dos nossos pais. Amamos a natureza, os jardins e procuramos passar o mesmo para os nossos filhos”, afirma Geraldo Bandoch.

A lição certamente foi aprendida pelo filho do casal, Geraldo Bandoch Júnior, diretor-geral da Daxo Incorporadora. A empresa, que já adotou diversos espaços públicos de Joinville, foi a vencedora da categoria Parceria Verde – Praças, pelo trabalho de revitalização realizado no Parque das Águas, no bairro América.

De acordo com o empresário, cuidar dos espaços públicos é uma forma de retribuir à cidade e aos seus moradores, o que de melhor o ambiente oferece. “Depende muito mais das pessoas do que do próprio Poder Público. Se cada um tomar uma atitude, adotar uma praça, cuidar de um jardim, a cidade se transforma rapidamente”.

Prêmio especial

O Concurso de Jardins 2021 teve como ganhador do prêmio especial Exuberância em Flores, a Escola Municipal Professor Alfonso Fiedler, que também foi a terceira colocada na categoria Jardim Escolar.

Segundo a diretora da escola, Ana Paula Simião Pinto, o trabalho com o jardim foi iniciado recentemente e teve como objetivo principal integrar os alunos ao ambiente onde vivem, na Vila Cubatão.

“O rio Cubatão é o jardim das casas e as crianças estão em contato com ele e com a natureza o tempo todo, mas às vezes isso não é valorizado pela comunidade. Nossa intenção foi despertar essa relação e, para iniciar o projeto, precisávamos propiciar aos alunos um ambiente bonito e colorido e, por isso, pensamos no jardim”, conta a diretora.

Além do contato com o meio ambiente, durante a construção do jardim, sob orientação do jardineiro da escola, os alunos realizaram práticas curriculares com atividades como medições entre as mudas, estudo sobre melhores épocas para o plantio, análise da posição do sol e de espécies de plantas que poderiam ser cultivadas.

Vencedores Concurso de Jardins 2021

CATEGORIA JARDIM RESIDENCIAL RURAL
1º Geraldo Bandoch
2º Anelore Baartz
3º Claudete Lenschow

CATEGORIA JARDIM RESIDENCIAL URBANO
1º Janete de Oliveira Paes Castilho Drabezynscki
2º Bruna Schmoeller Mendonça de Oliveira Raitz
3º Marinise da Silva Januário

CATEGORIA EDIFÍCIO RESIDENCIAL
1º Andreia Aparecida Rodrigues Duffeck – Residencial Bela Vila
2º Alaice Rosangela Da Silva Chaple – Condomínio Residencial Saguaçu

CATEGORIA JARDIM EMPRESARIAL
1º Santuário Sagrado Coração de Jesus
2º Marcelo Vitor de Sousa
3º RH Brasil

CATEGORIA JARDIM ESCOLAR
1º Centro de Educação Infantil Adolfo Artmann – Bom Retiro
2º Centro de Educação Infantil Miraci Dereti – Espinheiros
3º Escola Municipal Professor Alfonso Fiedler – Vila Cubatão

CATEGORIA PARCERIA VERDE – PRAÇAS
1º DAXO – Parque das Águas
2º MG COMÉRCIO – Praça Miraci Dereti
3º Ambiental

CATEGORIA PARCERIA VERDE – CANTEIROS/ROTATÓRIAS
1º Hotel 10
2º Cantina do Borgonovo
3º AMBIENT

CATEGORIA UBSF
1º UBSF Dom Gregório
2º UBSF Itinga
3º UBSF Comasa

CATEGORIA EXUBERÂNCIA EM FLORES
Escola Municipal Professor Alfonso Fiedler – Vila Cubatão