Primavera Literária celebra início da nova estação

0 579

Evento incentiva o hábito pela leitura

A primavera chegou e o tempo agradável levou alunos, professores, gestores e mediadores do Programa Cultura e Travessura à praça da Bíblia, ao lado da Biblioteca Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior. Na tarde desta segunda-feira (23), a chegada da nova estação foi celebrada com a abertura oficial da Semana Primavera Literária. 

A professora e diretora do Centro de Educação Infantil (CEI) Padre João Pivatto, Verônica Bittencourt, foi participar do evento de bicicleta, ou melhor, de “zicateka”.

“Essa é a bicicleta desenvolvida especialmente, para a Primavera Literária. Na caixinha que vai acoplada no bagageiro, eu levo livros e prometo espalhar leitura por várias unidades escolares do Município, ao longo desta semana”, garante Verônica.

E é justamente esse o objetivo da Primavera Literária: incentivar a leitura de modo prazeroso, com ações inovadoras, lúdicas e criativas.

“Esse é um projeto desenvolvido pela equipe colaborativa e que faz parte do calendário escolar, sempre na semana da Primavera. Nessa semana nossos profissionais se esforçam, ainda mais, para estimular a leitura com propostas que utilizem vários gêneros literários envolvendo toda comunidade escolar”, informa Patrícia Argus, coordenadora do programa Cultura e Travessura.

Contação de histórias, apresentações culturais, coral, oficinas de origami, aquarela e o projeto Semeando Livros da Biblioteca Pública que, ao doar uma muda de planta, faz a doação também de um livro.

“Sabemos o quanto é importante a leitura e desenvolver nos alunos esse hábito é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira”, salienta a secretária de educação, Elisete Furtado Cardoso.

Dentro das unidades escolares, a Semana Primavera Literária acontecerá de terça (24) até sexta-feira (27) e contará com diversas ações, entre elas: tendas literárias, doação de livros, teatro, apresentações culturais e de dança, sarau literário, rodas de conversa, hora do conto, café literário e minuto da poesia.

Confira algumas programações:

24/09
CEI Ciríaco Meirinho e CEI Omar Macagnan – Apresentação teatral “O lobo que queria mudar de cor”, às 9h.
CEI Onadir da Silva Tedeo – Café Literário, às 9h.

25/09
Escola Básica Judith Duarte de Oliveira – Apresentação teatral “O galinho gripado”, às 8h30.
CEDIN Napoleão de Souza – Hora do Conto, às 9h e às 15h30.

26/09
CEI Vereador Luiz Gonzaga Agostinho – Apresentação teatral, às 9h.

30/09
CEI Padre João Pivatto, às 9h – Ciranda das Cores. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.