BRASIL REGULA ABATE E PROCESSAMENTO DE ANIMAIS PARA MERCADO RELIGIOSO

A diversidade religiosa no Brasil é refletida diretamente na alimentação e no consumo da população, que, somadas à expansão das exportações de produtos de origem animal para países asiáticos, criaram um mercado específico e cheio de potencial: o do abate religioso de animais para o açougue.

Professor de Chapecó usa jogos lúdicos no ensino da Matemática

- Advertisement -


A ludicidade e o protagonismo na matemática são abordagens que colocam o educando ao lado com o objeto do conhecimento. Poder manusear, experimentar, compreender, pesquisar, ir a fundo, comunicar, construir e propor avanços ao conhecimento são atitudes do verdadeiro cidadão.

Esta iniciativa se trata de um projeto do professor de matemática Marco Antonio Vieira com as turmas do 7° ano da EBM Clara Urman Rosa e surgiu com a proposta de motivação, fortalecimento e retomada de habilidades e conceitos prévios do componente de matemática. Por meio de estratégias de problematização e resolução de problemas observa-se a possibilidade de inserir a criatividade e a linguagem desafiadora dos jogos.

Por meio da construção de jogos lúdicos, o aluno deixa a postura passiva de receptor de informações, para se tornar: narrador, problematizador e solucionador de situações problemas. Ao participar da construção desse enredo deixa a sua marca (obra) e constrói o seu próprio conhecimento.

Foram apresentados aos alunos os seguintes projetos: A trilha das frações, o Quiz da regra de três, o Dominó da álgebra e o Pife das Potências. A construção teve uma proposta sustentável, fazendo uso apenas de materiais reaproveitados como o papelão e embalagens de alimentos, materiais que iriam para o lixo.

Estima-se um total de 150 jogos construídos que permanecerão na escola e/ou serão doados para outros espaços escolares para uso de todos os alunos de primeiro ao nono ano nas aulas de matemática. O ato de jogar, desafiar-se, descobrir e vibrar ao solucionar um problema é algo gratificante e que marca a vida dos educandos e professores. Esta semana a secretaria de educação recebe uma amostragem desses jogos que ficarão expostas no hall de entrada da secretaria.

O professor Marco Antonio comenta que “a proposta de um jogo em que o educando crie as problematizações, regras e desafios por si só já é inovadora e rompe paradigmas da educação, mas com a proposta do protagonismo na educação utilizando temas e enredos juvenis de aventura, terror, suspense, super-heróis e esporte, por exemplo, tornando a experiência de jogar repleta de descobertas e aprendizados.”

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos