REUNIÃO COM CORPO DE BOMBEIRO ALINHAS PARCERIAS PARA 2021

0 169

O Capitão do Corpo de Bombeiros de Itapema, Marcus Vinícius Abre, se reuniu nesta quinta, 21/01, com o presidente da Câmara de Itapema, vereador Alexandre Xepa (Progressistas), com o intuito de cumprimentar o novo gestor do Legislativo e colocar o Corpo de Bombeiros à disposição da Câmara Municipal.

O Diretor da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Itapema, João Vitor de Souza aproveitou um dia das suas férias e também veio pessoalmente dar as boas-vindas ao novo presidente, e participou do encontro que aconteceu no gabinete do presidente Xepa.

Juntos, conversaram sobre o funcionamento de cada instituição. O capitão Marcus comemorou os números positivos da Operação Veraneio, e o fato do município estar há mais de um ano sem registrar óbito por afogamento. Segundo Marcus, hoje Itapema conta com 90 guarda vidas que se revezam diariamente na proteção da orla.

Xepa questionou quais as necessidades do Corpo de Bombeiros, e o Capitão disse que a corporação precisa de equipamentos gerais para salvamento e investimento na infraestrutura dos postos salva vidas. O vereador se prontificou a buscar verbas de emendas parlamentares para aquisição do equipamento. “Para a próxima temporada, também vamos ter o desafio de construir três novos postos salva-vidas, já que três estão com a estrutura danificada e terão que ser demolidos”, pontuou Marcus Vinícius. Ele contou, ainda, que a unidade de Itapema é referência nacional pela sua gestão e aplicação de recursos, e foi o Corpo de Bombeiros que mais arrecadou no Estado em 2020, com as taxas de segurança contra incêndio.

O presidente da Câmara e o Capitão do Corpo de Bombeiros aproveitaram o encontro para alinhar ações sociais e parcerias para 2021, como palestras de prevenção de incêndio no Plenário da Câmara, e treinamento de primeiros socorros para os servidores do Legislativo.  

Visita à Unidade Prisional

O Diretor da UPA, João Vitor de Souza, apresentou todo o funcionamento da unidade e os projetos de ressocialização que hoje são realizados no presídio de Itapema, que abriga 120 detentos entre regime aberto e fechado. “A UPA de Itapema não parece um presídio, porque temos projetos direcionados sendo desenvolvido em várias frentes, devolvendo o preso para a sociedade com novas capacidades”, disse.

Ele comentou sobre a capacitação técnica dos presidiários através de parcerias com entidades como o Sinduscon, que promove o treinamento de detentos para atuar na construção civil. O Diretor comentou sobre o projeto de remissão de pena através da leitura, que leva títulos clássicos e com mensagens significativas para seu aperfeiçoamento moral. “Depois de ler o livro, para conseguir a remissão, ele passa por uma prova com uma banca de advogados que atestam o aproveitamento da leitura”, contou João Vitor.

No final do encontro, João Vitor aproveitou para convidar o presidente Alexandre Xepa e o capitão Marcus Abre para conhecer pessoalmente a UPA. A visita deve ser agendada para os próximos dias. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.