Saiba mais sobre a versão do Windows 7

44

Conheça todas as versões do Windows 7, que tem seis edições, cada uma diferente da outra, indicada para um tipo de usuário, uso doméstico ou para empresas

 

Windows 7 e suas diferentes versões: qual escolher? (Foto: Arte/TechTudo)

Windows 7 Starter Edition

Essa é uma versão reduzida do Windows 7, que permite executar apenas três programas ao mesmo tempo. De todas as versões do Windows 7, a Starter Edition é a que contém menos recursos. Ela não vem com o tema Aero e não possui uma variante 64 bits (apenas 32 bits). Além disso, o papel de parede e o estilo visual também não podem ser modificados pelo usuário.

Para complicar ainda mais, esta edição está disponível pré-instalada em computadores, especialmente notebooks, netbooks e computadores de baixo custo, pois ela se apresenta mais leve do que as versões mais completas. Normalmente ele é instalado nesses equipamento por integrantes de sistemas ou fabricantes de computadores.

Iniciando uma versão do Windows Starter (Foto: Divulgação/Microsoft)Iniciando uma versão do Windows Starter 

Windows 7 Home Basic

Projetado para os chamados países em desenvolvimento como como Brasil, China, Colômbia, Filipinas, Índia, México e vários outros, esta versão adiciona gráficos melhores e compartilhamento de conexão de Internet. Na prática a Home Basic, seria a versão Starter com algumas poucas melhorias, instalável pelo usuário e com restrições geográficas.

Para evitar seu uso fora da área para a qual ela foi desenvolvida, a Home Basic inclui restrições geográfica de ativação, o que exige que os usuários ativem o Windows dentro de certas regiões ou países definidos pela Microsoft. Nesta edição, algumas opções do Aero são excluídas juntamente com várias novas características. Essa versão normalmente vem instalada em PC´s de baixo custo.

Windows 7 Home Premium

Na versão Home Premium, a Microsoft tentou preencher as necessidades da maioria dos consumidores, incluindo programas para gravar e assistir TV no PC (com direito a pausar, retroceder e gravar), bem como para fazer a criação de DVDs a partir de vídeos. Nessa versão, você pode facilmente criar uma rede local e até compartilhar fotos, vídeos e músicas. Para completar, a versão Home Premium oferece suporte a telas sensíveis ao toque.

Das versões voltadas apenas para o usuários final, esta é a mais completa de todas. Ela se diferencia por não vir com as restrições das versões menores, sendo a mais adequada para instalar em um PC doméstico.

Windows7 Home Premium com Windows Media Center (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows7 Home Premium com Windows Media

Windows 7 Professional

A versão Professional fornece recursos como Encrypting File System, modo de apresentação, políticas de restrição de software e o Modo Windows XP. O Modo XP, permite a instalação e execução de aplicativos desenvolvidos para o Windows XP, sendo uma ótima opção quando o assunto é compatibilidade.

Esta edição é destinada a usuários avançados e para o uso em pequenas empresas. Ela inclui todas as características do Windows 7 Home Premium e possui recursos que facilitam tanto a comunicação entre os computadores quanto o compartilhamento de recursos de rede. Possui, também, a capacidade de participar em um domínio do Windows Server, além de poder ser usada como um servidor do serviço de terminal (terminal services).

Windows 7 Professional (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Windows 7 Professional
Windows 7 Enterprise

O Windows 7 Enterprise é uma edição voltada para as empresas de médio e grande porte, e portanto, normalmente não é encontrada nas prateleiras de lojas, pois sua aquisição requer a assinatura de um contrato.

Além da questão da contratação, a Enterprise se diferencia das outras por possuir um forte sistema de segurança e por trazer ferramentas de criptografia para assegurar o sigilo de informações importantes. Essa versão possui sistemas que protegem o sistema contra arquivos executáveis desconhecidos. Nessa versão também foram implementadas melhorias de desempenho tanto local quando em rede.

Windows 7 Enterprise é a versão voltada para empresas (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 7 Enterprise é a versão voltada para empresas (Foto: Divulgação/Microsoft)

Windows 7 Ultimate

Além de ser a edição mais completa,  o Windows 7 Ultimate também é mais versátil e poderosa do Windows 7. Combinando os incríveis recursos de facilidade de uso da edição Home Premium e os recursos comerciais da Professional, essa versão inclui a possibilidade de se executar vários programas de produtividade do Windows XP no Modo Windows XP, aumentar a segurança com a criptografia de dados usando o BitLocker e o BitLocker To Go e ainda trabalhar em 35 idiomas.

Por contar com todos os recursos das versões anteriores e muitos outros, esta versão é direcionada para as grandes corporações, até porque seu preço é bem mais elevado. Além disso, a utilização desta versão por usuários comuns não é interessante porque muitos dos recursos adicionais nunca serão utilizados por usuários domésticos, por serem voltados para o público empresarial e tornar o sistema mais pesado, o que só pode ser resolvido com um hardware poderoso.

Qual Windows 7 escolher?

Embora estas seis versões possam fazer parecer que é complicado escolher qual Windows você precisa, não é tão difícil assim. A grande maioria dos consumidores irá escolher o Windows 7 Home Premium, e a maioria das empresas escolherá o Windows 7 Professional. Mas para você escolher melhor, entenda que normalmente, as versões menores você não escolhe, elas vêm instaladas e pronto.

Devido as limitações, dificilmente irá querer instalar uma delas; Se seu uso é, prioritariamente, em casa, use o Windows 7 Home Premium. Caso precise se conectar a um domínio através de uma rede de trabalho (e nesse caso, você saberá dessa necessidade), use o Windows 7 Professional, mas se você é um profissional da indústria de computadores, você deve começar usando o Windows 7 Ultimate.

Salvo uma necessidade muito específica, com todas essas informações, ficará bem mais fácil decidir qual versão do Windows 7 escolher na hora de instalar no seu PC, ou quem sabe, (super) servidor. Depois é só instalar, começar a usar e aproveitar os recursos que o sistema tem a lhe oferecer.

Comentários estão fechados.