Sandra Bugmann ministra oficina de Pintura Bauernmalerei

0


A artista Sandra Bugmann ministra oficina de Pintura Bauernmalerei no dia 18 de novembro, das 13h às 16h, no Clube de Mães da Casa de Acolhida São Felipe Neri (Rua Paul Hermann Rosenwasser, na Velha Grande). As 20 vagas para a aula gratuita são destinadas às colaboradoras do Clube de Mães da instituição dedicada ao acolhimento de crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade. O local proporciona atividades no contra turno escolar e encaminha os iniciantes ao mercado de trabalho, criando perspectivas para um futuro melhor.

A oficina faz parte do projeto Bauernmalerei: Resgate de uma Tradição, aprovado pelo 2º Prêmio Herbert Holetz, patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau. Essa técnica de pintura folclórica surgiu entre camponeses dos Alpes europeus, na região onde hoje é a Alemanha. O objetivo objetivo do projeto é fazer o resgate dessa forma de pintura que remete aos colonizadores que contribuíram para a criação das cidades e da cultura da região do Vale do Itajaí.

Cores para o inverno

Relatos indicam que durante os longos e frios invernos, os camponeses, refugiavam-se em suas casas e dedicavam-se a essa pintura para trazer cor e alegria para o interior de seus lares, esperando a primavera que viria. Assim, a Pintura Bauernmalerei representa dedicação, perseverança e a esperança de que a vida vai renascer mesmo após longos invernos. “Essa vontade de buscar o belo, de transformar objetos do cotidiano em peças significativas e coloridas é o que mais me encanta no Bauernmalerei” afirma Sandra. “Percebo que, durante as oficinas, aos poucos, as pessoas vão relaxando, começam a conversar e contar histórias. E ver as pessoas alegres com as suas pinturas, é muito gratificante”.

 caráter folclórico e características de espontaneidade e gestualidade, tornam essa técnica acessível a pessoas sem experiência e conhecimentos prévios na área de pintura. Além disso, por tratar-se do resgate cultural de uma técnica relacionada com a origem germânica, particularidade relevante ao turismo regional, apresenta-se propícia como atividade geradora de renda no âmbito da Economia Criativa e desenvolvimento de uma linguagem original para produtos artesanais. “O projeto tem caráter multiplicador porque cada participante poderá iniciar pinturas de peças utilizando as bases da técnica aprendida”, conclui a artista.

Saiba mais

Oficina de Pintura Bauernmalerei, com Sandra Bugmann

Local: Clube de Mães da Casa de Acolhida São Felipe Neri

Data: 18 de novembro

Horário: das 13h às 16h

Obs.: As vagas são destinadas exclusivamente às participantes do Clube de Mães, professoras e colaboradoras da instituição.

Na internet

Acompanhe pelo www.youtube.com/sandrabugmann e @bugmannsandra, no Instagram

Bauernmalerei: Resgate de uma Tradição:

https://www.youtube.com/watch?v=D_B4ouredPw&t=1464s

Bauernmalerei: Demonstração de pintura:

https://www.youtube.com/watch?v=bLeO-xwbiF8&t=391s

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 04/11/2021 17:39 – 12 visualizações

Fotos