Saúde de Porto Belo emite Nota Técnica sobre Coronavírus

0 1.410

Colaboradores da Secretaria de Saúde do Município de Porto Belo estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (16) para debater as próximas medidas no Município em relação ao Coronavírus Covid-19. A Secretaria emitiu uma Nota Técnica, com recomendações das condutas que devem ser seguidas com o objetivo de reduzir o risco de transmissão da doença no município de Porto Belo.

A Nota Técnica recomenda que todos os estabelecimentos públicos e privados disponibilizem dispensários com álcool gel 70 % para desinfecção das mãos, devendo ser usados preferencialmente após a higienização das mãos com água e sabão. Também se recomenda evitar o uso de bebedouros que permitam o contato direto da mucosa bucal com o artefato ejetor de água.

Nas unidades de saúde municipais estão suspensas todas as atividades em grupo, principalmente as que envolvam grupos de risco, como idosos, hipertensos e diabéticos e o Município também suspendeu as atividades do Centro de Convivência do Idoso e demais grupos que envolvam aglomeração de pessoas em grupos de risco.

Recomenda-se fortemente que o público em geral evite locais onde haja aglomeração de pessoas. O Município também aumenta o prazo de aceitação de prescrições para medicamentos de uso contínuo, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, de 06 para 12 meses. Esta ampliação de prazo na validade da prescrição cabe também às dispensações de medicamentos através do Programa Farmácia Popular realizada por Drogarias e Farmácias.

Casos suspeitos

São considerados casos suspeitos pessoas que realizaram viagens para o exterior nos últimos 14 dias, ou tiveram contato com viajantes, apresentando febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia).  

Os casos suspeitos deverão ser notificados à Vigilância Epidemiológica do município, para agendamento da realização do teste laboratorial, que será realizado através de coleta domiciliar. Segundo recomendações do Ministério de Saúde, todos os viajantes que retornarem do exterior, deverão permanecer em isolamento domiciliar pelo período de 07 dias como medida de prevenção.

É considerado etiqueta respiratória o ato de proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de gotículas das secreções. Na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar. É importante reforçar que o uso de máscaras por indivíduos sadios sem estar em ambiente com aglomerações de pessoas não é uma medida de prevenção. A lavagem de mãos e a etiqueta respiratória se constituem em medidas de maior efetividade. Além disso, o uso da máscara sem a lavagem de mãos e a etiqueta respiratória pode prejudicar sua eficácia na redução do risco de transmissão. É necessário manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas).

O Município reforçou as indicações da Nota Técnica através do Decreto 2380/2020. Porto Belo ainda não conta com casos suspeitos de Coronavírus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.