Secretaria da Promoção da Cidadania lança Diagnóstico da Realidade Social da Infância e Adolescência em Itajaí

0 43

Evento acontece nesta quarta-feira (04), às 14h, no auditório do Porto de Itajaí

O maior e mais completo Diagnóstico da Realidade Social da Infância e Adolescência em Itajaí será lançado nesta quarta-feira (04), às 14h, no auditório do Porto de Itajaí. O documento apresenta um mapa social com o perfil socioeconômico das famílias, crianças e adolescentes de Itajaí, e do alcance das políticas públicas municipais por territórios. Coordenado pela Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), o estudo servirá como base à formulação, execução e aprimoramento dos serviços, programas e projetos voltados a crianças e adolescentes em Itajaí.

Após o lançamento, os seis volumes do Diagnóstico da Realidade Social da Infância e Adolescência em Itajaí serão disponibilizados em versão digital para toda a sociedade. O endereço digital será divulgado no dia do evento, após a divulgação da pesquisa. Com esses dados em mãos, será possível traçar um panorama de diversas áreas importantes para crianças e adolescentes, como saúde, educação, cultura, esporte, lazer, segurança pública, assistência social, entre outras.

“Este diagnóstico representa um grande avanço na perspectiva de ações e na garantia dos direitos das crianças e adolescentes de nossa cidade. Revela o empenho e envolvimento de vários atores, que durante muitos anos ansiavam por essa conquista e solicitavam sua elaboração ao poder público”, destaca Christiane Stuart, secretária de Promoção da Cidadania.

O trabalho de pesquisa, iniciado em abril de 2018, reuniu profissionais das áreas da assistência social, psicologia, enfermagem, economia, estatística, arquitetura e urbanismo, pedagogia, direito, design, administração e sociologia, além de outros técnicos envolvidos na coleta e tabulação das informações – 68 indicadores calculados em mais de 32 mil dados colhidos.

Finalizado, o documento pretende direcionar as ações assertivas da Secretaria da Promoção da Cidadania e de várias outras secretarias municipais, que buscam garantir, preservar e promover os direitos das crianças e dos adolescentes, visto que a pesquisa abrange todas as áreas correlatas a essa população.

“Temos certeza de que este importante documento vai possibilitar trabalhos mais eficazes e impactantes, especialmente no investimento do orçamento público municipal e dos serviços, programas e projetos, que poderão estar bem mais adequados às demandadas existentes nessas faixas etárias”, destaca a assistente social Fernanda Cristina da Luz, da Secretaria de Promoção da Cidadania. “Crianças e adolescentes devem ser a prioridade de qualquer cidade e merecem toda nossa atenção e esforços, pois merecem ser bem atendidos em todas as suas necessidades”, conclui a assistente social.

Serviço:
Lançamento do Diagnóstico da Realidade Social da Infância e Adolescência em Itajaí
Data: 04 de dezembro de 2019
Horário: 14h
Local: Auditório do Porto de Itajaí
Rua Blumenau, 5, Centro de Itajaí
Informações adicionais: (47) 3349 4297

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.