Secretaria de Educação abrirá vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

0 90


A Secretaria Municipal de Educação abrirá as vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Itajaí. Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade regular podem se inscrever nesta modalidade de ensino diferenciada, que visa oferecer um ensino qualificado e em um prazo de conclusão distinto. As vagas são ilimitadas e as incrições serão entre os dias 24 e 28 de maio.

A Secretaria de Educação oferece turmas de alfabetização até o 9º ano do Ensino Fundamental. O interessado deve ter 15 anos completos e apresentar cópias dos documentos pessoais no ato da matrícula. As inscrições poderão ser realizadas de 24 a 28 de maio, das 19h às 22h, em uma das cinco unidades que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município:  

  1. Escola Básica Gaspar da Costa Moraes – bairro Fazenda;
  2. Escola Básica Aníbal César – bairro São Vicente;
  3. Escola Básica Professora Thereza Bezerra de Athayde – bairro Espinheiros;
  4. Centro Educacional Pedro Rizzi – bairro Cidade Nova ou
  5. Centro Educacional de Cordeiros -bairro Cordeiros.

As aulas começarão no dia 31 de maio e serão realizadas sempre de segunda a sexta-feira, a partir das 19h. Na Escola Básica Aníbal César, a maior da Rede Municipal, há a necessidade de realizar o revezamento, em função da pandemia da COVID-19. Por isso, nessa unidade, o ensino é realizado de forma híbrida (intercalando aulas presenciais e atividades online ou impressas).  Nas demais unidades, as aulas acontecem continuamente de forma presencial, seguindo todos os protocolos de prevenção ao Coronavírus.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a taxa de analfabetismo no país vem caindo consideravelmente nos últimos 15 anos. No entanto, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mais recente, realizada em 2014 e divulgada em 2015, mostrou que 13 milhões de brasileiros com mais de 15 anos ainda não sabem ler ou escrever.

“Realmente esses dados são preocupantes e a Educação de Jovens e Adultos vem justamente para minimizar esses números, de forma mais breve, mas com muita qualidade no ensino. Um aluno da EJA consegue concluir o 8º e o 9º anos, por exemplo, em até um ano”, informa a supervisora da Educação de Jovens e Adultos, Fabiane de Souza Pereira. 

________________________________
Informações adicionais:

Supervisão da EJA – Fabiane de Souza Pereira  

(47)3249-3323  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.