Secretaria de Educação realiza 1º Simpósio Municipal de Alfabetização

0 206

Evento começou nesta quarta e segue até sexta-feira (08)

O auditório da Secretaria Municipal de Educação ficou lotado na tarde desta quarta-feira (06), durante a abertura do 1º Simpósio Municipal de Alfabetização. Representantes das 41 unidades de ensino fundamental participaram do evento, com apresentações e trocas de experiências exitosas que já são realizadas na Rede Municipal de Ensino. 

“A alfabetização é a base da educação e reflete em todo processo de ensino-aprendizagem. Se essa base não for sólida, toda construção do saber será falha. Se compararmos com um trem, a caminhada da alfabetização tem partida, chegada e diversos vagões – uma grande aventura, em que todos os profissionais são responsáveis pela construção desse trajeto”, comentou a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso, durante a abertura do Simpósio, que traz como tema “Um trem, suas histórias e muitas bagagens”.

“Itajaí, enquanto rede de ensino, tem pessoas extraordinárias. Verdadeiros heróis que não usam capas, mas sim guarda-pós. São pessoas comprometidas em quebrar paradigmas, construir pontes para o conhecimento e mostrar histórias de sucesso”, enfatizou Jacqueline Nadir Rebello Rosa, da diretoria de ensino fundamental, idealizadora do evento.

Apresentações culturais e interações com humoristas marcaram a abertura do evento, que culminou na palestra “Alfabetização Emocional”, ministrada pela professora Ana Paula Ribeiro Kobarg, pós-doutoranda em Educação pela Florida Christian University.

“O professor tem que ser a nossa principal preocupação na educação emocional, porque isso irradia para os pais e também para os alunos. Dessa forma, então, os educadores poderão exercer os seus papéis com excelência, na construção da gestão das emoções dos indivíduos”, declarou.

Exposição
No térreo da Secretaria de Educação, foram montados vagões mágicos com exposição de atividades desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino ao longo deste ano. Alunos da Escola Básica Professora Inês Cristofolini, da Itaipava, apresentaram imagens feitas durante o curso de fotografia, no contraturno escolar. Em quatro anos de projeto, mais de 150 alunos já participaram da atividade ministrada pelo professor de história e fotografia, Onoel Neves.

“O resultado vem sendo tão positivo, que já temos alunos no mercado de trabalho da fotografia, trabalhando com grandes eventos, como formaturas e até casamentos”, comemorou.

Nesta quinta e sexta, a programação terá horários específicos para visitações, quando pais, alunos e demais educadores poderão conhecer as diferentes práticas de alfabetização apresentadas no evento.

Vale ressaltar que o simpósio também é aberto aos profissionais da rede privada de ensino, rede estadual, educadores dos municípios da AMFRI, acadêmicos de pedagogia ou de outros cursos ligados à educação.

Simpósio Municipal de Alfabetização – Programação

07 de novembro (quinta-feira):
14h às 15h30 – Visitação das unidades escolares (Polos I e II);
15h30 às 17h – Visitação das unidades escolares (Polos III e IV).

08 de novembro (sexta-feira):
14h às 15h30 – Visitação das unidades escolares (Polos VII e VIII);
15h30 às 17h – Visitação das unidades escolares (Polos V e VI).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.