SEIS DICAS PARA QUEM VAI ENCARAR O ENEM 2021

Evandro Schutz

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está agendado para os dias 21 e 28 de novembro. Na reta final antes das provas, o nervosismo pode ser um grande adversário dos candidatos. Psicólogo e orientador pedagógico do Colégio e Curso AZ Floripa, Evandro Schutz dá dicas que podem ajudar os candidatos a enfrentar o teste com mais tranquilidade!

1 – Treino é fundamental
Uma das formas de se preparar para o Enem é fazer exercícios das edições anteriores da prova. Assim o aluno reforça os conhecimentos e se acostuma ao modelo do teste, que prioriza determinadas habilidades, como a capacidade de interpretação das questões. O tempo é relativamente curto, mas ainda é possível treinar, com foco principalmente nas disciplinas nas quais o aluno enfrenta mais dificuldades.

2 – Priorize as questões “mais fáceis”

Antes de começar a prova, o candidato deve identificar as questões consideradas fáceis, medianas e difíceis. E é essa a ordem que o aluno precisa seguir nas respostas. A prioridade deve ser fazer o maior número de questões fáceis e medianas para ganhar mais pontos.

3 – Tenha atitude
Estude e pratique para ter confiança em seus conhecimentos. Conheça a nota necessária para o seu curso e faça a prova pensando apenas nos seus objetivos, sem se preocupar com outras pessoas. É comum alunos dizerem que perderam a tranquilidade ao verem outros estudantes concluírem a prova muito antes deles. Isso é um equívoco. Prepare-se para fazer o seu melhor e tenha confiança.

4 – Atualize-se para a redação

O tema da redação costuma ser “atual”. Neste ano, há chances de temas como saúde mental (com foco nos impactos do isolamento social sobre os indivíduos), pandemia ou novo ensino médio.

“É muito importante que o aluno treine para a redação fazendo redações, simples assim, e sempre buscando seguir a norma técnica exigida pela banca como: introdução, desenvolvimento, conclusão, coesão do texto, número de linhas sugeridas, coerência do texto, argumentação e seguindo as normas gramaticais.”

5 – O que levar
Organize o material que deve ser levado para a prova no dia anterior. O candidato deve portar documento de identidade, número da inscrição e caneta de tinta preta com material transparente. Deixe tudo separado de forma organizada para evitar atropelos e nervosismo de última hora.
O candidato também pode levar uma garrafa de água sem rótulo e algum alimento – barrinha de cereal, chocolate ou outro item de sua preferência, que não tenha cheiro forte ou atrapalhe a concentração dos colegas.
A comida também precisa estar em plástico transparente.

6 – Local da prova e máscara
Conheça o local da prova com antecedência e calcule o tempo de deslocamento. Além disso, planeje seu meio de locomoção e escolha a máscara que vai usar. Além de segura, ela deve ser a mais adequada ao seu rosto. “Resolva exercícios em casa por algumas horas usando a máscara para saber se ela fica confortável no seu rosto e para evitar que ela seja um problema no dia prova, tirando seu foco e concentração”.

Comentários estão fechados.