Semana Municipal do Diabetes inicia na próxima segunda-feira, dia 8

0


Na próxima segunda-feira, dia 8, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e do Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD), vai iniciar as ações da Semana Municipal de Conscientização do Diabetes, celebrada anualmente de 8 a 14 de novembro. Neste período serão realizadas ações para capacitar profissionais da rede de saúde, estimular o cuidado, a prevenção e a disseminar informações para a população em relação ao diabetes.

Na quarta-feira, dia 10, será realizado um mutirão de encaminhamento para calçado terapêutico com objetivo de conceder o beneficio do calçado terapêutico ao paciente com critério. Serão atendidos pacientes consultados durante o ano pelos alunos da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) no projeto de “Rastreamento da Retinopatia Diabética” e que tiveram alteração no exame dos pés.  A equipe do NAD fará contato com os usuários habilitados a participar da ação.

Já na quinta-feira, dia 11, ocorre o 10º Seminário Blumenauense em Diabetes, que esse ano traz como tema a “Integração Tecnológica e Transdiciplinaridade no SUS”. A ação, que acontece em formato on-line, é direcionada aos servidores da rede pública de saúde e acadêmicos da Furb. A palestra será ministrada pelo médico Oftalmologista Dr. Fernando Penha, que abordará o tema “Exame de Retinopatia Diabética na saúde básica do município de Blumenau”.

Na sexta-feira, dia 12, a nutricionista Monique Neiss apresenta sua dissertação de mestrado sobre a qualidade de vida de pessoas com Diabetes Mellitus 1. A ação que também acontece em formato on-line é direcionada aos servidores da rede pública de saúde e acadêmicos da Furb. No domingo, dia 14, é celebrado o  dia  Mundial do Diabetes, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), para enfatizar a característica epidêmica e impacto social e  econômico.

Mutirão de Diabetes
A equipe do NAD, juntamente com a Furb, Lions Internacional, Renal Vida, e Associação Justiça e Trabalho irão realizar a Ação pelo Diabetes, que será realizado no dia 27 de novembro, no Setor 2 do Parque Vila Germânica, das 7h às 12h. Na oportunidade será feita avaliação de fundo de olho de pacientes que já tenham o diagnóstico da doença. Também será feita avaliação renal, além de orientações médicas. Esses pacientes foram contatados pelo serviço e já possuem agendamento. Por conta da pandemia, o atendimento não será aberto ao público. A intenção é de que no próximo ano a ação volte a oferecer atendimento por livre demanda.

Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD)
O NAD tem como objetivo disponibilizar atendimento interdisciplinar especializado para pessoas com diabetes mellitus descompensado. Em 2019, o serviço atendeu 10,2 mil pacientes, o número diminui para 4,6 mil em 2020 por conta da pandemia de Coronavírus. Em 2021, já foram feitos 7,6 mil atendimentos até o mês de setembro.

Para receber o atendimento, o paciente deve ser encaminhado por sua unidade de saúde de referência – Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral (AG). O NAD oferece assistência médica, psicológica, de enfermagem e nutricional, com o objetivo de diminuir significativamente o desenvolvimento de patologias e complicações decorrentes do diabetes.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

postada em 05/11/2021 08:51 – 2 visualizações

Fotos