Sexta-feira (05) marca o início do mês de mobilização contra dengue em Itajaí

0


O mês de mobilização contra a dengue, iniciativa de Secretaria de Saúde de Itajaí e realizada através da Vigilância Epidemiológica e Gerência de Controle de Zoonoses, inicia nesta sexta-feira (05) com um mutirão de locais propícios do Aedes Aegypti nos cemitérios dos bairros Itaipava, Espinheiros e Fazenda. O Dia D ocorrerá no sábado, dia 20 de novembro, conforme estipulado pelo Ministério da Saúde, porém a programação segue até o dia 26.

Durante todo mês serão desenvolvidas atividades, como blitz educativa, mutirões, ações educativas com estudantes de diversas escolas municipais, formatura das duas primeiras escolas do projeto agente de endemias mirim, realização do levantamento rapido do índice de infestação da cidade e orientações à população. Além de Itajaí, neste mês, todo país estará engajado nas ações de controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

“Estamos promovendo neste mês de novembro uma grande mobilização contra dengue em Itajaí. O intuito destas ações é sensibilizar a população para eliminar criadouros do mosquito transmissor em suas casas para que tenhamos um verão tranquilo”, destaca Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí.

Confira a programação do mês de mobilização contra a dengue:

05/11 – Mutirão com eliminação de locais propícios ao Aedes aegypti nos Cemitérios dos bairros Itaipava, Espinheiros e Fazenda realizado pelos agentes de endemias.

08/11 a 12/11 – Realização do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) pelos agentes de endemias. Serão feitas visitas aos imóveis para verificação da
incidência do mosquito Aedes aegypti.

09/11 – Blitz educativa com os agentes de endemias no semáforo da Av. Marcos
Konder com a Rua Gil Stein Ferreira – Centro.

10/11 – Ação educativa para a população com simulação das atividades de combate ao Aedes aegypti e jogos educativos realizados pelos agentes de endemias.

12/11 – Mutirão do projeto Agente Mirins na Escola Básica Professora Maria Dutra Gomes, das 09h às 10h, no bairro Dom Bosco.

16/11 – Ação de interação com a população no Fort Atacadista do bairro Centro, com bancada de informações, panfletagem e ponto de coleta de pneus (limitado 02 unidades por pessoa), realizada pelos agentes de endemias.

18/11 – Formatura dos alunos do Projeto Agente Mirim da Escola Básica Professora Maria Dutra Gomes no auditório da Secretária de Educação bairro Ressacada – 09h às 10h.

19/11 – Blitz educativa com os agentes de endemias no semáforo da Rua Indaial com Heitor Liberato (próximo ao Banco do Brasil) – 08h30 às 11h30.

19/11 – Blitz educativa com os agentes de endemias no semáforo da Rua Indaial com Joaquim José de Freitas (próximo ao Fort Atacadista no bairro São João) – 14h às 17h.

20/11 – Dia D de combate à dengue e formatura dos alunos do Projeto Agente Mirim da Escola Básica Gaspar da Costa, no bairro Fazenda – 09h45 às 10h45.

23/11 – Ação educativa com a população na Unidade Básica Rio Bonito (Av. Nilson Edson dos Santos), das 08h30 às 16h30.

24/11 – Stand de informações para população no supermercado Bistek, do bairro Fazenda, executado pelos agentes de endemias.

25/11 – Ação de orientações de combate ao mosquito em frente à Casa da Cultura Dide Brandão, executado pelos agentes de
endemias.

26/11 – Evento em alusão ao Dia D da Dengue, no CEI Padre Jacó (Rua Antonio Carlos Pereira Leão nº 500), no bairro São Vicente, das 08h30 às 16h30.