SOBE PARA 40 CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19 EM SANTA CATARINA

- Advertisement -

Coletiva ao vivo, o Governo de Santa Catarina, Carlos Moisés, atualiza número de casos de coronavírus.

Os novos números mostram 40 pessoas com o Covid-19 no Estado.

Em todo o Estado, registra 361 suspeitas de coronavírus.  O número de casos confirmados era 28. Os casos eram registrados em: Florianópolis (8);  Balneário Camboriú (4);  Braço do Norte (4); Rancho Queimado (2); Joinville (2 );  Tubarão (2);  São José (1); Criciúma (1);  Imbituba (1);  Itajaí (1);  Jaraguá do Sul (1) e  Pomerode (1).

Informou o governo Carlos Moisés, que uma criança de cinco anos está com o covid-19.

Junto com o governador Moisés, participa da coletiva os secretários de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, da Fazenda, Paulo Eli e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.

Como se prevenir contra o COVID-19?

As principais orientações são:

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

– Deslocamentos/viagens não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

– Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos.

O que fazer em caso de sintomas?

Assim que surgirem os primeiros sintomas, o paciente deve procurar o serviço de saúde mais próximo da sua residência. O profissional vai avaliar se os sintomas podem indicar alguma probabilidade de infecção por coronavírus, coletar material para diagnóstico e iniciar o tratamento.

A infecção apresenta manifestações clínicas parecidas com as de outros vírus e não existe tratamento específico para infecções por coronavírus até o momento. Dessa forma, no caso do novo coronavírus é indicado:

– Repouso;

– Hidratação (ingestão de bastante água e líquidos);

– Medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como: uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos); uso de umidificador no quarto; tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.

Pacientes com sintomas mais intensos podem ser hospitalizados. A definição compete ao médico responsável pelo caso.

O que uma pessoa com sintomas deve fazer?

Procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência, como um Pronto Atendimento, para análise inicial. Se o quadro for compatível com a definição de caso, esse serviço de saúde deverá seguir o fluxo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News