Tecnologia otimiza processos construtivos de uma das maiores construtoras do Sul

0 93

Reconhecida por seus empreendimentos de alto padrão, a Embraed adotou o Mobuss Construção, em que clientes e profissionais da companhia realizam vistorias e acompanham processos de assistência técnica através de dispositivos móveis, com dados atualizados em tempo real

Redução de custos, mais produtividade, menos intercorrências nas entregas dos apartamentos. Estes e outros ganhos foram apontados pela Embraed, uma das maiores construtoras de empreendimentos de luxo do Sul do país, ao adotar a tecnologia do Mobuss Construção em seus processos de qualidade, vistoria, entrega de chaves e assistência técnica.

Com o sistema da Teclógica, a companhia trocou a vistoria realizada em papel por um processo informatizado, com checklists configuradas de acordo com cada obra e conferidas via app pelos clientes e profissionais. Através de tablets, é possível anexar fotos, indicar através de pins locais com possíveis necessidades de manutenção dentro da unidade residencial e enviar as informações em tempo real para a construtora.

“O módulo de Vistoria & Entrega proporcionou ganhos com relação a precisão e confiabilidade das informações registradas, visto que demanda a presença e assinatura do cliente no ato da entrega, e torna a recuperação do histórico da informação mais fácil”, comenta o gerente de Qualidade e Assistência Técnica da Embraed, Leonardo Weber.

Menos demanda no processo de pós-entrega

Outro ganho que a tecnologia trouxe para os empreendimentos, segundo Leonardo, é a diminuição nos chamados de assistência após a entrega das unidades. “Como agora contamos com mais rigor nos processos de vistoria, com dados consolidados, registros completos, com fotos e marcações, além de envios das informações rapidamente para a central, os pedidos de assistência também reduziram”, diz.

Com o Mobuss Construção a Embraed reúne dados dos imóveis e cria um histórico de cada unidade. As informações colhidas em campo são integradas aos setores de qualidade e de assistência técnica da construtora, garantindo agilidade na tomada de decisão. “Além de extinguir a necessidade de redigitação e perda de tempo com a compilação dos dados, a tecnologia nos permite gerar relatórios customizados. Ganhamos com o controle da informação, o acompanhamento de estatísticas, relatórios, metas e desempenho, além da retroalimentação para melhoria contínua dos processos”, salienta Leonardo.

Baixo investimento para aplicação tecnológica

Ainda de acordo com o gerente da Embraed, o custo para utilização do Mobuss Construção teve impacto mínimo no orçamento da construtora. “A mensalidade do sistema representa 0,02% do investimento total da obra. E traz como ganhos redução significativa de intercorrências, mais satisfação do cliente, que vê os processos muito mais claros e ágeis e mais facilidade no acesso das informações para a tomada de decisão”, finaliza.

De acordo com a diretora de Produtos da Teclógica, Adriana Bombassaro, os ganhos da mobilidade vão muito além dos já destacados na rotina da Embraed. “Há um gerenciamento global da obra, com controle efetivo de todos os processos. Com o Mobuss Construção a construtora tem em mãos dados sempre atualizados que permitem a tomada rápida de decisão para redução de custos e serviços bem executados, com menos desperdício e mais qualidade do início ao fim dos projetos construtivos”, reforça.

Solução de mobilidade

A solução de mobilidade para a indústria da construção foi desenvolvida para dar mais eficiência no controle das obras, aumentando a rentabilidade das empresas no segmento. O sistema é utilizado em dispositivos móveis por profissionais que estão nos canteiros e também pela equipe alocada na base da operação e permite através de diversos indicadores e evidências, o controle da produtividade, perdas e materiais utilizados. Além disso, o gestor recebe rapidamente os dados na central da companhia, realizando a tomada de decisões de forma segura e baseada em informações atualizadas.

O Mobuss Construção também auxilia no gerenciamento de equipamentos, mão de obra, gestão da segurança, projetos, inspeções da qualidade, serviços de assistência técnica, processos de vistoria e entrega e controla os documentos e registros que circulam dentro e fora da obra.

Sobre o Mobuss Construção

Desenvolvido pela Teclógica – especialista em gestão de processos de TI e negócios – o Mobuss Construção é um software de mobilidade para gerenciar os processos construtivos, proporcionando mais controle nas obras, agilidade na interação entre os envolvidos durante todo o processo, redução de desperdício, retrabalho e aumento da rentabilidade das empresas do setor de construção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.