Tendências das Redes Sociais

0 115

Olá amigos do portal digital Folha do Estado do Brasil !
Olá estou eu escrevendo diretamente de San Jose, na Califórnia, onde nos últimos dois dias participei como convidado pelo Facebook da F8, a conferência anual deles.
Esse é um evento que reúne pessoas do mundo inteiro, é super disputado e, nele, Mark Zuckerberg e seu time contam em primeira mão as principais mudanças e direcionamentos para as plataformas da empresa, o Facebook, Instagram, Whatsapp, Messenger, entre outras coisas.
Indo direto ao assunto, assim que subiu no palco, Zuckerberg falou o que é a nova grande visão da empresa: O futuro é com privacidade.

“O FUTURO É COM A PRIVACIDADE”
Parece meio difícil acreditar nisso depois de tantos escândalos do uso e vazamento de dados pessoais dos seus usuários, mas me pareceu justamente uma resposta e uma mudança de pensamento sobre como, a partir de agora, a empresa deve se posicionar. Ele colocou a mudança baseada em 6 princípios: interações privadas, criptografia, permanência reduzida, segurança, interoperabilidade entre plataformas e armazenamento seguro dos dados.
Aí você pergunta “ok, Gustavo, mas se você fala tanto de inovação no governo e isso é sobre uma empresa, o que eu tenho a ver com isso?”. Pois eu lhe digo: tudo! Estar antenado nas grandes inovações dos grandes players do mercado mundial nos faz entender melhor por onde o governo também precisa inovar. Não adianta você pensar que fará uma grande inovação se não estiver onde as pessoas estão, desenvolvendo soluções pensando muito mais no usuário final do serviço do que em você.
Uma das grandes falhas que vemos diariamente nos governos é justamente quando soluções são pensadas apenas para melhorar a vida dos servidores que querem ter informações mais fáceis ou claras, mas parece que sempre o cidadão é o esquecido da história. Pois eu digo: o cidadão é que é a chave para destravar a relação e fazer um melhor governo.
É isso! Agora já estou preparando minha malinha de volta e enquanto isso o time no Brasil está trabalhando fortemente em um novo conteúdo de vídeos que vamos soltar no próximo mês. Logo depois, inclusive, lançaremos mais uma turma do nosso curso de Gestão Pública Colaborativa, que fala bastante sobre como inovar no governo. Se vc quiser entrar fila de espera, clique aqui e preencha com seus dados (PRIVADOS, porque aprendi que o futuro é assim… :D) e fique sabendo de tudo em primeira mão.
Um abraço,
Gustavo Maia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.