Vereadores de Itapema visitam a Guarda Municipal de Balneário Camboriú

0 231

Vereadores de Itapema aproveitaram este início de mandato para resgatar uma pauta que já foi bastante debatida em Itapema há alguns anos: a criação de uma Guarda Municipal Armada. Para entender melhor o sistema adotado pelo município vizinho de Balneário Camboriú, os vereadores Jean do Dimar (MDB) e Léo Cordeiro (MDB) visitaram a Secretaria de Segurança Pública do município. A Guarda Municipal Armada de Balneário completa dez anos de atuação agora em 2021, o que a torna referência no Estado.

Os vereadores Léo e Jean foram recepcionados pelo Secretário de Segurança Pública de BC, Gabriel Castanheira, e pelo Comandante da Guarda Armada, Douglas Ferraz. Eles apresentaram todo funcionamento do órgão, custos da formação de cada agente, e explicaram como é feito o treinamento da equipe. Hoje, o município de Balneário leva de 6 a 8 meses para formar um novo Guarda Municipal. O efetivo da autarquia atualmente é de 175 guardas.  

Segundo o vereador Léo Cordeiro, a troca de informações foi positiva e esclareceu dúvidas deles com relação a criação de uma Guarda Armada em Itapema. “Saímos de lá inclusive com a possibilidade de criarmos um convênio intermunicipal para o treinamento de guardas caso Itapema venha criar este órgão, utilizando a estrutura e a experiência que eles já tem, o que facilitaria a implantação”, comentou.

O vereador Jean do Dimar avaliou a importância da visita, pois acredita que quando a Câmara receber projeto para votar a criação de uma Secretaria de Segurança Pública, conhecer a realidade da região e das cidades que já atuam nesse sentido, contribui para o vereador analisar melhor a proposta e inclusive propor emendas mais efetivas.

Os vereadores Alexandre Xepa (Progressistas) e Zulma Souza (Progressistas) também acompanhariam a reunião, mas por motivos pessoais tiveram que cancelar o compromisso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.