VINHOS PORTUGUESES

Alguns fazem vinhos, outros fazem história!

0 73

Uma viagem à Portugal, sem sair de Santa Catarina. Um mundo incrível de diversidade, vinhos com elegância e uvas diferentes.

Ontem, quarta feira 10, tive o imenso prazer de participar de um seminário sobre Vinhos Portugueses. Jorge Monteiro, presidente e Eduardo M. Araújo, sommelier responsável, nos apresentaram vida nas taças.

Foram mais de 100 rótulos de vinhos!! Produtores Portugueses nos mostrando e contando um pouco da história de cada vinho que produziram com todo amor e vigor que essas belezas merecem.

Eu já conhecia alguns vinhos de Portugal, mas não havia mensurado a importância deles para o mercado mundial e o quão a frente eles estão. Também, não devia se esperar menos do que isso, são mais de 250 tipos diferentes de uvas, mais de 2000 anos na produção de vinhos, o primeiro lugar a ter denominação de origem controlada – DOC, mais um dos grandiosos feitos do Marquês de Pombal, entre inúmeras outras coisas. Um país pequeno para tudo o que oferece.

Uma invejável diversidade de solos e microclimas, onde é possível extrair a máxima qualidade e degustar “Douros“, “Alentejos” e “Dãos“, por exemplo. Esse é o conceito máximo dos terroirs.

CURIOSIDADES:

  • O vinho do Porto, é o vinho oficial na família real britânica para brindes reais;
  • A independência dos Estados Unidos foi comemorada com um legítimo vinho Madeira;
  • Em 2014, 3 dos 4 melhores vinhos do mundo eram Portugueses;
  • As regiões do Douro e do Alentejo foram votadas internacionalmente como as melhores regiões vínicas do mundo para visitar em 2016.

____________________________________________________________________________________________________________

Alguns fazem vinhos, outros fazem história!

 

Foto: Julia (ConhecendooMundo.com), Mônica Corrêa (Assessora TextoCom) e Célio Franzoi (Vinhos e Momentos)

____________________________________________________________________________________________________________

Para saber mais sobre Portugal e vinhos Portugueses, Acesse: Conhecendo o Mundo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.